Autoridade Portuária e sindicatos discutem campanha salarial

Publicado em 16.maio.2019 - 17:14

Uma nova rodada de negociações entre a Autoridade Portuária de Santos e representantes dos sindicatos de categorias da companhia ocorreu na tarde de hoje (16.05), no Centro de Treinamento da empresa.

O diretor de Administração e Finanças, Fernando Biral, abriu a reunião detalhando a situação financeira da empresa, inclusive dimensionando o resultado negativo previsto para os próximos dois anos, mesmo sem considerar despesas como a dívida com o Portus, que a empresa deverá assumir, e o gasto previsto com o Plano de Desligamento Voluntário.

O diretor antecipou aos sindicalistas números que seguirão para o Governo Federal e comentou que o déficit projetado para 2020 é relevante, devido ao fato de a empresa assumir as despesas de dragagem sem mais contar com aporte da União.

Por outro lado, destacou os créditos que a empresa tem a receber, mas que ainda aguardam definição de prazos e valores.  Explicou que a dívida da Libra, em face da recuperação judicial, deverá demandar muitos anos para ser saldada, sem garantia concreta de resgatar os valores integrais.

De toda forma, a Autoridade Portuária assumiu que encaminhará uma nova proposta à Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), melhorando as bases da proposta inicial. O órgão precisa aprovar a nova versão para que se encaminhe aos sindicatos.

Os sindicatos insistem na manutenção do acordo coletivo e na aplicação do índice de aumento retroativo à data-base.

O encontro foi marcado por um clima amistoso entre as partes. Mais uma vez a postura de transparência e negociação foi destacada. Os sindicatos vão aguardar a apresentação da nova proposta, prevista para ser encaminhada até dia 20 próximo para, então, submeter em assembleia para avaliação da categoria.


Superintendência de Comunicação Corporativa
Autoridade Portuária de Santos

Av. Conselheiro Rodrigues Alves, s/nº . Macuco . Santos/SP . Brasil
Tel.: +55 (13) 3202-6565
comunicacao.corporativa@brssz.com | www.portodesantos.com.br

Termo de privacidade