Autoridade Portuária promove aproximação com universidades de Santos

Publicado em 02.jul.2019 - 17:48

O presidente da Autoridade Portuária de Santos, Casemiro Tércio Carvalho, recebeu nesta terça-feira (02.07), na sede da Companhia, representantes da Câmara Setorial das Instituições de Ensino, da Associação Comercial de Santos (ACS). O motivo do encontro foi a intenção de criar no Porto de Santos um complexo de desenvolvimento tecnológico de soluções portuárias: “Queremos tornar o Porto a ponta de lança acadêmica da Baixada Santista”, disse o presidente.

O grupo, formado por dez pessoas (oito representantes de instituições privadas, um de instituição pública e um da própria ACS), ouviu do presidente as propostas e visão da Autoridade Portuária com a finalidade de um termo de cooperação entre as entidades: planejar a formação de mão de obra com vistas ao porto do futuro; desenvolver negócios além da cadeia produtiva portuária; desenvolver soluções tecnológicas para questões de infraestrutura; criar intercâmbio entre a Docas e as universidades; e fomentar a criação de startups para desenvolver aplicações para o ramo, dentre outras iniciativas.

Para a coordenadora da Câmara Setorial, Sílvia Teixeira Penteado, o objetivo da Autoridade Portuária vai ao encontro das atribuições das universidades. “A criação desse parque tecnológico portuário é fundamental para as vocações da cidade”, opinou ela, afirmando ainda que todas as instituições têm clareza da riqueza patrimonial, histórica e ambiental que o Porto representa.

Sérgio Luiz Bruno, da Fundação Dom Cabral, disse estar satisfeito com o resultado da reunião. “É uma visão nova de gestão, e vamos poder colaborar, o que nos deixa muito contentes”, afirmou ele.

Participaram do encontro, além de Bruno e da coordenadora Sílvia Teixeira Penteado (que representou também a Universidade Santa Cecília): Márcio Calves, pela Associação Comercial de Santos; Danilo Nunes, da União Brasileira Educacional – UniBR; Edson da Silva Monteiro, da Universidade Paulista – Unip; Márcia Loretto, da Universidade Metropolitana de Santos – Unimes; Paula Orsati, do Centro Universitário São Judas Tadeu; Regina Spadari, da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp; e Rogério Salles, da Escola Superior de Administração e Gestão Strong.


Superintendência de Comunicação Corporativa
Autoridade Portuária de Santos

Av. Conselheiro Rodrigues Alves, s/nº . Macuco . Santos/SP . Brasil
Tel.: +55 (13) 3202-6565
comunicacao.corporativa@brssz.com | www.portodesantos.com.br

Termo de privacidade