SPA conclui operação no navio Professor W. Besnard

Publicado em 17.jul.2020 - 19:02

 Foram retirados aproximadamente 130 mil litros de água e 18 mil litros de resíduos oleosos

A Santos Port Authority (SPA) encerrou nesta sexta-feira (17) a operação para esgotamento da água com resíduos oleosos do interior do navio Professor W. Besnard, atracado no cais do Valongo, no Porto de Santos. Foram retirados aproximadamente 130 mil litros de água e 18 mil litros de resíduos oleosos que alagavam a embarcação, provocando o adernamento do navio e o risco de naufrágio. A situação chegou a esse ponto devido ao estado de abandono da embarcação.

A Autoridade Portuária determinou ao Instituto do Mar (Imar), entidade proprietária da embarcação, a tomada de providências urgentes. Como o Imar alegou não possuir recursos financeiros para a adoção das medidas necessárias, a SPA mobilizou seus recursos de atendimento a emergências. O serviço contou com o apoio do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) e da Marinha do Brasil.

A operação de retirada da água da casa de máquinas do navio começou no início da semana passada, após vistoria conjunta realizada pela SPA e pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), confirmar a situação de adernamento. No início desta semana, já havia se retirado a água, faltando a remoção da camada de óleo que sobrou no interior da casa de máquinas, agora concluída.

Os recursos despendidos para a operação, bem como a retirada da embarcação do cais, serão cobrados do Instituto do Mar. A entidade também deverá se responsabilizar pela adequada destinação de todos os resíduos gerados.


Superintendência de Comunicação Corporativa
Autoridade Portuária de Santos

Av. Conselheiro Rodrigues Alves, s/nº . Macuco . Santos/SP . Brasil
Tel.: +55 (13) 3202-6565
comunicacao.corporativa@brssz.com | www.portodesantos.com.br

Termo de privacidade