Infraestrutura

Página Inicial > Infraestrutura > Infraestrutura


A modernização, ampliação e manutenção da infraestrutura do complexo portuário administrado pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) é uma das principais atribuições da Autoridade Portuária.

A partir da entrada da iniciativa privada na operação portuária, com vultosos aportes de recursos na modernização e ampliação de terminais, o Porto experimentou um elevado crescimento em produtividade e capacidade operacional, confirmada por sucessivos recordes de movimentação. Este cenário cobrou ações de revitalização da infraestrutura portuária. Assim, a Codesp, com recursos próprios e do Governo Federal, vem promovendo o desenvolvimento da infraestrutura portuária no Porto de Santos, com forte atuação, principalmente, nos setores de dragagem e viário interno.

Tais ações têm garantido as condições necessárias para que terminais instalados na área do porto organizado, operadores portuários, navegação e transportadores de carga possam desempenhar suas atividades utilizando todos os recursos oferecidos pela Autoridade Portuária.

Trata-se de um conjunto de instalações, serviços e vias de tráfego marí­timo e terrestre imprescindí­veis para manter o complexo portuário funcionando em atendimento às diversas operações desenvolvidas por todos os agentes dessa rede logí­stica representada pelos vários segmentos contidos na rotina de atividades de um porto com as caracterí­sticas e dimensões do complexo portuário santista.

O grande desafio de garantir a infraestrutura que o porto demanda está na complexidade e dimensões dos empreendimentos que a Área de Engenharia da Codesp gerencia, supervisiona, acompanha e fiscaliza. As grandes obras e serviços são executados por empresas especializadas, através de contratos firmados a partir de recursos próprios, com a Autoridade Portuária ou com o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPA), utilizando-se recursos do Governo Federal.