Codesp

CODESP

A Companhia Docas do Estado de São Paulo, um dos principais agentes da maior cadeia logística do país, atua como um promotor e catalisador da comunidade portuária. Sua gestão tem como foco o planejamento, visando melhorar a eficiência e a competitividade do Porto de Santos, através de uma estratégia claramente orientada ao mercado.

Essa performance é essencial para que a Indústria e o agronegócio instalados dentro da área de influência do Porto de Santos possam aproveitar, com êxito, as oportunidades de uma economia globalizada.

A Codesp vem, nos últimos anos, alinhando sua gestão a esse novo papel, em um processo que contempla a reestruturação administrativa, o planejamento de suas ações e a adoção de indicadores de gestão que permitam monitorar, avaliar e decidir com precisão, para acompanhar o desenvolvimento verificado nas cadeias logísticas que se interligam, oferecendo oportunidades e estabelecendo um ambiente muito mais competitivo.

A adoção de nova postura por parte de seu quadro funcional, afinada com a visão, missão e valores da Autoridade Portuária, e uma profunda renovação de conceitos e práticas são premissas básicas para esse alinhamento. Essa postura inovadora e um moderno sistema de planejamento e gestão estratégica, unidos aos empreendimentos em andamento, dotarão o Porto de Santos de condições para aumentar, a cada ano, sua capacidade de movimentação de cargas, a fim de atender o crescimento previsto em seu Plano de Expansão.

Para que a Autoridade Portuária concretize seu principal objetivo, que é a melhora efetiva da logística que envolve o Porto, há necessidade de concentrar esforços de atuação em algumas linhas estratégicas. Entre elas, um adequado crescimento das infraestruturas internas e externas ao porto; o equilíbrio da matriz de transportes; a potencialização da qualidade como elemento primordial da sua gestão e uma boa inserção com a comunidade estabelecida em seu entorno.

Neste cenário, o planejamento estratégico vem norteando sua atuação e capacitando-a para ser reconhecida no cenário nacional e internacional como uma empresa pública dinâmica, que lidera a comunidade portuária santista na constante busca da excelência. Esse planejamento vem propiciando celeridade à concretização de suas metas de curto, médio e longo prazo e à correção de eventuais deficiências, em um processo de melhora contínua.

Este é o caminho para que a Autoridade Portuária potencialize o Porto de Santos como um dos principais agentes para a competitividade dos produtos brasileiros no mercado internacional, consolidando-o, também, como instrumento chave para o desenvolvimento nacional.

Entre as competências da Codesp destacam-se a pré-qualificação dos operadores portuários, a arrecadação dos valores da Tarifa Portuária decorrentes de suas atividades, execução das obras de construção, reforma e ampliação, melhoramento e conservação das instalações portuária de uso comum e a segurança das instalações, através de sua Guarda Portuária. Cabe mencionar, também, a fiscalização das operações portuárias, a autorização da entrada e saída, atracação e desatracação, o fundeio e o tráfego de embarcações na área do Porto.

No que se refere ao planejamento, compete à Codesp elaborar o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto, a manutenção do balizamento do canal de acesso e de suas bacias de evolução, bem como a delimitação das áreas de fundeio, o estabelecimento do calado máximo, o porte bruto e as dimensões máximas dos navios que trafegam no complexo portuário.