Terminais Portuários

Página Inicial > Institucional > Terminais Portuários

Terminais Portuários

O embarque, descarga e armazenamento de mercadorias são realizados pelos terminais instalados no Porto Organizado. Por meio de arrendamentos de áreas da União, o setor privado vem investindo maciçamente na infraestrutura e no parque de equipamentos dos terminais portuários, que incorporam modernas práticas e tecnologias para atender, plenamente, às necessidades de seus clientes.

Os arrendamentos no Porto Organizado são viabilizados por meio de contratos, precedidos de licitação realizada pela Agência de Transportes Aquaviários (Antaq). Ao término desses contratos, os bens vinculados aos arrendamentos revertem ao patrimônio da União.

O Porto de Santos possui terminais especializados na operação de carga geral solta e contêinerizada, veículos, granéis sólidos e lí­quidos, que garantem qualidade e a oferta de serviços diferenciados, permitindo atender com eficiência as expectativas do mercado.

Nos limites do Porto Organizado encontram-se instalado, também, terminais de uso privado (TUP), explorados mediante autorização do poder concedente (a União).