Museu do Porto de Santos é reaberto pelo ministro Márcio França

Publicado em 28.jun.2023 - 09:13

Atração já está aberta para visitas gratuitas

 

Moldes usados para forjar peças como cabeços e âncoras; fotos de eventos históricos, como dos navios Kasato Maru (principal navio da imigração japonesa) e do Nasmith (primeiro navio a atacar no porto construído), além de equipamentos náuticos como bússolas, timões e escafandros são algumas das importantes peças do acervo do Museu do Porto de Santos, reaberto nesta segunda-feira (26), pelo ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, com realização da Autoridade Portuária de Santos (APS).

 

Fechado desde o início da pandemia de covid-19, o museu recebeu melhorias de reforço estrutural e revitalização externa. A partir de terça-feira (27), o museu volta a funcionar gratuitamente, de segunda-feira a sábado, das 9h às 17h, com equipe dedicada e visitas gratuitas, guiadas a cada meia hora, limitadas a 20 pessoas por vez.

 

“O Porto é um dos principais equipamentos públicos federais e é daqui da nossa região. A reabertura deste museu é uma conquista que marca o primeiro passo para a integração Porto-cidades. Virão o túnel Santos-Guarujá, o Parque Valongo e o aeroporto metropolitano de Guarujá”, destacou França, enfatizando que em reunião ministerial, na semana passada, o presidente Lula autorizou a obra do túnel.

 

O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, reconheceu o empenho dos funcionários, homenageando Janete de Almeida Paulo, que presta serviços ao Porto há 54 anos, com a entrega de uma placa. Ele falou sobre o rico acervo do museu, que conta com biblioteca de 3 mil títulos; mapoteca projetada pelos engenheiros à época, e dois mil itens, incluindo equipamentos antigos, documentos, pinturas e a locomotiva ‘Lavoura’, que enfeita a área externa.

 

Outra curiosidade lembrada é que o casarão onde está instalado o espaço foi morada e escritório de Guilherme Weischenk, engenheiro-chefe da antiga Companhia Docas de Santos.

 

Já para o prefeito Rogério Santos, “resgatar a história do Porto é contar a história da cidade.” Ele destacou a importância de se ter um ministro que conhece a região e sabe das necessidades das cidades e dos trabalhadores.

 

A cerimônia de reabertura contou com a presença do deputado estadual Caio França; os vereadores Chico Nogueira, Benedito Furtado e Chita Menezes, de Santos, e Raphael Vitiello, de Guarujá; secretário de Assuntos Portuários e Emprego de Santos, Bruno Orlandi; sindicalistas da região, entre várias autoridades.

 

O Museu do Porto de Santos fica na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, esquina com a Rua Conselheiro João Alfredo, bairro Macuco, em Santos. Interessados podem fazer visitas indo diretamente ao local ou agendando horário pelo e-mail museudoporto@brssz.com.


Superintendência de Comunicação Corporativa
Autoridade Portuária de Santos

Av. Conselheiro Rodrigues Alves, s/nº . Macuco . Santos/SP . Brasil
Tel.: +55 (13) 3202-6565
comunicacao.corporativa@brssz.com | www.portodesantos.com.br

Termo de privacidade