Sistema Integrado de Gestão Empresarial

Página Inicial > Operações Logí­sticas > Sistema Integrado de Gestão Empresarial

Sistema Integrado de Gestão Empresarial

A Codesp vem introduzindo modificações expressivas na sua gestão e a tecnologia da informação é uma ferramenta importante nesse processo. Nos últimos anos se tornou parte inseparável rotina de trabalho da Autoridade Portuária, introduzindo novos sistemas digitais em todos os seus setores, que envolvem procedimentos administrativos, de segurança, planejamento, comunicação, meio ambiente, jurí­dico, entre outros.

Com a evolução das ferramentas de TI, equipamentos de alta tecnologia passaram a ser incorporados ao nosso dia a dia e tornaram-se uma prioridade estratégica para a Codesp e para o Porto de Santos, como, por exemplo, o Portolog e o VTMIS. Essas ferramentas possibilitam o compartilhamento de informações com à sociedade, com muito mais rapidez.

A implantação do ERP da SAP, que integra todos os dados e processos da empresa em um único sistema, facilitou o controle na Codesp e trouxe melhorias e modernização para, praticamente, todos os setores. Além disso, a Codesp contratou um sistema para gerenciamento de contratos, o Gescon, que facilita o trabalho dos gestores e fiscais no controle de prazos, vencimentos e pagamentos.

No apoio à TI, temos a Supervisão de Estruturação de Soluções (Sesol), que é o setor responsável em centralizar a recepção das demandas de informações e suportar a Governança de TI. As principais atividades são o planejamento de soluções tecnológicas do Porto e de melhoria dos processos e serviços prestados pela TI, considerando as normatizações e as melhores práticas do mercado.

Podemos destacar, ainda, a atuação em projetos especí­ficos envolvendo a aquisição de aplicativos e equipamentos, como, por exemplo, o planejamento para aquisição do futuro Datacenter da Codesp. Todas as ações tomam como referência o Planejamento Estratégico e o Plano Diretor de TI para o perí­odo de 2016 a 2020, que servirão como direcionadores de tomada de decisão em ní­veis estratégico e tático.