VTMIS

O Sistema de Gerenciamento de Informações do Tráfego de Embarcações (Vessel Traffic Management Information System – VTMIS) em implantação no Porto de Santos auxiliará no controle de tráfego de embarcações, tornando mais segura a espera de navios nas áreas de fundeio e mais eficiente a movimentação e atracação de embarcações.
O VTMIS será composto por quatro estações remotas de monitoramento, uma central de processamento e armazenamento de dados e um Centro de Controle de Operações (CCVTMIS). Esses recursos serão integrados a outros sistemas disponí­veis na Codesp.

As quatro estações serão instaladas em pontos estratégicos do porto: Ilha da Moela, Ponta de Itaipu, próximo ao Terminal Exportador do Guarujá (TEG), na entrada do canal, e Ilha Barnabé. Estas áreas foram escolhidas por oferecerem segurança aos equipamentos e por possibilitarem cobertura de todo o estuário, com uma área de varredura que vai da área de fundeio ao Terminal Marí­timo da Usiminas.

O centro de controle do VTMIS está instalado na Ponte de Inspeção Naval, localizada no bairro da Ponta da Praia. O Centro já está em funcionamento e conta com antena VHF para comunicação com as embarcações e receberá dados das torres de monitoramento, de uma estação meteorológica e de um marégrafo.