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RELATÓRIOS DE DESEMPENHO
Segunda-feira, 28 de maio de 2018 - Fuso horário: GMT -3
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OUVIDORIA
Ouvidoria "SANTOS-PORTO DA CIDADANIA"

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Publicações

A Ouvidoria no Brasil
  • A Ouvidoria no Brasil e Seus Princípios
    Edson Luiz Vismona

  • A Ouvidoria e a Administração Pública
    João Elias de Oliveira

  • O Ombudsman na Iniciativa Privada e o Exercício da Ética
    Vera Giangrande

  • Os Avanços do Código de Defesa do Consumidor
    Vera Lúcia Ramos e Júlio Clemente

  • O Ouvidor e a Psicologia
    Vera Marta Silveira de R. Junqueira

  • O Ouvidor Universitário
    Rubens Pinto Lyra

  • A Ouvidoria e o Sistema Penitenciário
    Autor: João Benedito de Azevedo Marques

  • Ombudsman nos Bancos
    Autor: Odília de Lara Pinto

Ouvidoria Universitária no Brasil

  • Apresentação
    João Elias de Oliveira

  • Aperfeiçoamento imperfeito: Funcionamento de Ouvidorias
    Paulo Rogério Menandro

  • Ética da Ouvidoria
    Eliana Pinto

  • Ouvidoria: Transparência e Aperfeiçoamento Democrático
    Maria de Fátima Veras Vilanova

  • Ouvidoria na Universidade Federal de Goiás
    Carlos Alberto Tanezeni

  • Missão da Ouvidoria: Cultivar Esperanças
    Lúcia Galvão

  • Ouvindo Comunidade
    Lúcio José Botelho

  • Ouvidoria na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    Arnaldo Podestá Júnior

  • Ouvidoria na Universidade Católica de Brasília (UCB): Um modelo alternativo
    Maria Helena Saraiva Rodrigues

  • Ouvidoria como mediadora nas relações de poder sob o olhar de Freud Foucault
    Miryam Weinberg

  • Trabalho da Ouvidoria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
    Alzira Lobato

  • Ouvidoria - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    Arnaldo Brum Cunha

Ombudsman/Ouvidores:Transparência mediação e cidadania
Autores: Fátima Vilanova e Profa. Adísia Sá e Roberto Maciel


Foi lançado em 4 de fevereiro último o livro "Ombudsman/Ouvidores:Transparência mediação e cidadania", durante a posse da nova diretoria da ABO-CE. Os artigos tratam de ouvidoria no Ceará, no Brasil e no mundo, em jornal, poder judiciário, saúde, universidades, ensino básico, OAB, administração fazendária, além de entrevistas e depoimentos com ouvidores e ex-ouvidores. O livro foi organizado pelas ex-pres. da ABO-CE Fátima Vilanova e Profa. Adísia Sá e Roberto Maciel. A aquisição pode ser feita junto à Fundação Demócrito Rocha (Edições Demócrito Rocha), no seguinte endereço e telefones: Av. Aguanambi, 282 - Fortaleza-Ce. Tel. (85) 255-6176/6256/6009.


O Ombudsman e o leitor
Autor: Jairo Faria Mendes


O livro "O ombudsman e o leitor", descreve e analisa o trabalho do ombudsman nos meios de comunicação. Os interessados em adquir o livro, que custa R$ 15,00 podem enviar e-mail para jmendes@netcetera.com.br. Ele expõe a importância do ombudsman na democratização dos meios de comunicação. A obra resulta de pesquisa de mais de cinco anos no mestrado de comunicação e cultura pela UFRJ. O autor conclui que a mídia brasileira teme a implantação da função, por isso o número reduzido de empresas que adotaram e mantiveram a função.


Na Trilha da Excelência - Uma Lição de Relações Públicas e Encantamento de Clientes
Autor: Alexandre Volpi

O livro "Na Trilha da Excelência - Uma Lição de Relações Públicas e Encantamento de Clientes, traz os conceitos e as conquistas de uma das mais respeitadas profissionais das áreas de comunicação e atendimento ao cliente. Vera Giangrande é uma referência nas áreas de relações públicas e ombudsman no Brasil.
Para contar seus 40 anos trajetória profissional, o jornalista Alexandre Volpi escreveu o livro Na Trilha da Excelência - Uma Lição de Relações Públicas e Encantamento de Clientes (Negócios Editora), que foi lançado dia 11 de julho na Livraria Cultura do Shopping Villa Lobos. Falecida em agosto de 2000, aos 69 anos, Vera foi pioneira no cargo de ombudsman e exerceu esta função por sete anos consecutivos no Grupo Pão de Açúcar. O livro faz uma mistura muito atraente das diversas facetas profissionais de Vera Giangrande. O autor relata cases de marketing de relacionamento, atendimento ao cliente, transcrições de palestras, histórias de bastidores e detalhes da visão crítica da profissional.
Outro destaque de Na Trilha da Excelência é a caminhada de Vera no concorrido e masculinizado mercado de trabalho. Formada em biblioteconomia, ela iniciou sua carreira de relações públicas na agência J. Walter Thompson em 1960. Em pouco tempo, ganhou destaque no departamento e despertou o interesse de outras empresas, entre elas a Squibb, onde ganhou o título de primeira mulher a ocupar o cargo de gerente de RP na indústria farmacêutica mundial. Nos seus últimos sete anos de vida, Vera aceitou o desafio de ser a primeira ombudsman do Brasil. Como representante do consumidor no Grupo Pão de Açúcar, ela implantou um padrão de atendimento que privilegia o contato pessoal e o respeito aos direitos do cliente. "Vera foi uma verdadeira revolução", diz Ana Maria Diniz, vice-presidente de Operações do Grupo Pão de Açúcar.
Com sua atuação pró-ativa, Vera cativou os consumidores e contagiou o público interno do Pão de Açúcar com sua cultura da excelência no atendimento. "Se havia uma unanimidade no Pão de Açúcar, era Vera Giangrande", declara Abilio Diniz, presidente do grupo. A realização de Na Trilha da Excelência tem o apoio do Grupo Pão de Açúcar e do Provar. "A leitura deste livro certamente inspirará as pessoas, principalmente as novas gerações, no caminho da construção de uma sociedade norteada por padrões eticamente mais elevados", diz Claudio Felisoni de Angelo, professor da FEA/USP e coordenador do Provar. O lançamento do livro tem apoio da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial).

A Ouvidoria no Brasil
  • Teorias “clássicas” sobre a democracia direta e a experiência brasileira
    Rubens Pinto Lyra

  • As vicissitudes da democracia participativa no Brasil
    Rubens Pinto Lyra

  • Do instituto do Ombudsman à construção das Ouvidorias públicas no Brasil
    Manoel Eduardo Camargo e Gomes

  • O Ouvidor universitário
    Rubens Pinto Lyra

  • Ética acadêmica e científica numa perspectiva psicossociológica: a escuta ativa do Ouvidor
    Jaime Roy Doxsey

  • Ouvidoria Geral UNIFACS: O Ombudsman nas instituições particulares de ensino superior
    Humberto Viana Júnior

  • A Ouvidoria Geral do Estado do Paraná
    João Elias de Oliveira

  • A Ouvidoria Geral do Estado do Ceará
    Vanja Fontenele Pontes

  • A Ouvidoria Geral do Município de Santos
    Ronaldo Vizine Santiago

  • A Ouvidoria na Empresa Brasileira dos Correios e Telégrafos
    Antonio José da Veiga Roldão

  • A Ouvidoria e o Sistema Penitenciário
    João Benedicto de Azevedo Marques

  • A Ouvidoria da Polícia de São Paulo e o Fórum Nacional das Ouvidorias de Polícia
    Bernadete Toneto

  • Dicotomia estrutural e violência policial
    Benedito Domingos Mariano

  • O exemplo da polícia canadense
    Benedito Domingos Mariano

  • O que alimenta a violência?
    Benedito Domingos Mariano

  • Propostas para mudar a polícia
    Benedito Domingos Mariano

  • A polícia que temos e a que queremos
    Benedito Domingos Mariano
    Goffredo da Silva Telles Júnior
    Hélio Bicudo

Do Código ao Compromisso
Autor: Roberto Meir



Ouvidoria: Portal da Cidadania
Autor: Ricardo Lacerda

Site do Governo
Banco de Imagens
Diretoria da Codesp reune-se com operadores de Terminal Pesqueiro de Laguna
Diretoria da Codesp visita Terminal Pesqueiro de Laguna
Embarcação da dragagem de manutenção do canal
Embarcação da dragagem de manutenção do canal
Porto KIDS
Porto KIDS

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