Autoridade Portuária de Santos faz missão comercial à China

Página Inicial > Press Releases > Autoridade Portuária de Santos faz missão comercial à China

Publicado em 05 julho 2019 - 20:08

Presidente do Porto de Santos será o único representante de um porto latinoamericano a debater no 5º encontro internacional sobre a “nova rota da seda”

A Autoridade Portuária de Santos realiza na próxima semana uma missão comercial na China voltada ao fomento das relações do Porto de Santos com vistas a atrair investimentos e cadeias produtivas. A agenda no país asiático integra o projeto de internacionalização do Porto de Santos, que, no futuro, incluirá seu primeiro escritório avançado no exterior, justamente na China.

A ida do presidente da Autoridade Portuária, Casemiro Tércio Carvalho,àquele país englobará encontros com associações comerciais e visitas a operadores logísticos em Hong Kong e Xangai. Nos dias 11 e 12, o executivo estará em Ningbo, onde participado “The 5th MaritimeSilk Road PortInternationalCooperationForum” (5º fórum internacional de cooperação marítima e portuária da rota da seda). Tércio será o único presidente de um porto latinoamericano a participar como debatedor.

O evento terá a presença dos maiores portos do mundo,de empresas de navegação e logística e da indústria marítima. Entre os demais debatedores, estarão o executivo do Porto de Roterdã (o maior da Europa), Willem Dedden, e o principal executivo do grupo Maersk na China, Tim Smith. A Maersk é o maior grupo de navegação de contêineres do mundo e líder nos tráfegos marítimos com o Brasil.

Participarão ainda do evento representantes da APM Terminals, da HutchisonPort Holdings, da China HarbourEngineeringCompany, da China MerchantsPortGroup e da ZPMC, entre outros.

“A presença neste encontro internacional é importante não somente porque a China é o maior parceiro comercial do Brasil, mas, também, porque o Porto de Santos é a melhor alternativa em logística portuária na Costa Leste da América Latina. Estamos fazendo uma mudança transformacional em Santos e queremos os grandes e melhores players do setor conosco nessa jornada”, afirma Tércio.

O evento vai discutir a chamada “nova rota da seda”, uma proposta do governo chinês que prevê investimentos em diversos países nas próximas três décadas, visando integrar transportes em vários continentes. O nome é uma referência às caravanas comerciais que ligavam o Extremo Oriente à Europa desde a época pré-cristã até a descoberta do caminho marítimo para as Índias, em 1498. A rota da seda do século 21 surgiu em 2013, durante uma visita do presidente chinês ao Cazaquistão, na Ásia Central.

Gerência de Comunicação Corporativa
Autoridade Portuária de Santos
Port Authority of Santos

Av. Conselheiro Rodrigues Alves, s/nº . Macuco . Santos/SP . Brasil
Tel.: +55 (13) 3202-6410
comunicacaosocial@portodesantos.com.br | www.portodesantos.com.br