Codesp anuncia conclusão da queima de gases tóxicos em alto mar

Página Inicial > Press Releases > Codesp anuncia conclusão da queima de gases tóxicos em alto mar

Publicado em 18 setembro 2017 - 14:22


A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp)   anunciou no final da tarde da última sexta-feira (15.09), em entrevista coletiva à imprensa, a conclusão dos trabalhos de queima dos gases contidos nos cilindros que se encontravam armazenados no  Porto  de Santos.

Coube à  Docas,  a contratação de empresa  Suatrans, especializada no  segmento de atendimento a emergências ambientais, o trabalho de  queima dos gases contidos nos cilindros e a destinação final dos resíduos, atendendo com total rigor ao rol de exigências previstas pelo Instituo Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), órgão que também exerceu a fiscalização de todo o processo.

O anúncio, de acordo com o próprio Ministério Público, foi feito com o propósito de explicar de forma clara e transparente todo o processo desenvolvido no decorrer da operação. O superintende Ivam Doutor, da área de meio ambiente da Codesp, informou que a conclusão da queima dos gases ocorreu dentro do prazo inicialmente estimado de até 30 dias.

O término de toda a operação, com  a descontaminação de equipamentos, trajes especiais e da balsa que sediou os trabalhos ainda demanda algum tempo, além do posterior descarte do resíduo metálico através de queima em altos-fornos de empresa siderúrgica.

A  representante do Ibama, Ana Angélica Alabarce, destacou o ineditismo da operação e a experiência que se adquiriu ao longo de todo o processo que despertou, inclusive, o interesse da comunidade internacional. “Diariamente, alimentamos com informações sobre a queima dos gases diversos países, dentre eles, Rússia e China”, comentou.

O 1º. Tenente da Marinha do Brasil, Vinicius Schiavon, explicou que a participação da Marinha foi imprescindível para garantir a segurança da navegação e a permanência das embarcações em águas abertas durante a execução do serviço.

Concluindo o anúncio, o superintendente da Docas destacou a sinergia entre todos os agentes envolvidos na operação e destacou que a empresa, na qualidade de Autoridade Portuária, não mediu esforços para garantir uma solução eficiente e  segura para eliminar potenciais riscos durante todo o processo.

Assessoria de Comunicação Social
Companhia Docas do Estado de São Paulo
Autoridade Portuária

Av. Conselheiro Rodrigues Alves, s/nº . Macuco . Santos/SP . Brasil
Tel.: +55 (13) 3202-6410
comunicacaosocial@portodesantos.com.br | www.portodesantos.com.br