Conselho de Administração elege novo diretor da Autoridade Portuária de Santos

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Publicado em 25 Março 2019 - 18:38


O Conselho de Administração (Consad) da Autoridade Portuária de Santos elegeu por unanimidade, nesta segunda-feira, o oficial da reserva Marcelo Ribeiro de Souza para a diretoria de Operações da companhia. Ribeiro assume o lugar do ex-diretor Carlos Henrique de Oliveira Poço, que foi exonerado.

Aos 51 anos, Ribeiro é oficial superior da Marinha do Brasil (capitão de mar-e-guerra da reserva) com 36 anos de serviço, tendo exercido, entre outros cargos, o de capitão dos Portos da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP). É mestre e doutor em Ciências Navais pela Escola de Guerra Naval e tem Master Business Administration (MBA) em Gestão Internacional pelo Instituto COPPEAD de Administração, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

“Não tem como falar de eficiência nas operações do porto sem integração com os demais membros da diretoria. Por exemplo, acompanhar junto com o pessoal da Engenharia a situação dos acessos rodoferroviários e da dragagem, que impactam na operação do porto. Além disso, a experiência como capitão dos portos contribui para a interação com a comunidade portuária”, disse o diretor.

Ribeiro assume a diretoria de Operações no momento em que a Guarda Portuária passa a ser vinculada à área, por delegação da Presidência da companhia.

“Vamos atuar sem ferir as competências. Entrar de fato na questão de inteligência e contrainteligência a fim de mitigar, entre outras coisas, a possibilidade de ilícitos ocorrerem no porto”, afirmou Ribeiro. Nesse sentido, a meta é aumentar a interação com a Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Cesportos).

 

Sobre o Porto de Santos

Localiza-se a apenas 70 quilômetros da região mais industrializada do Hemisfério Sul e também do maior mercado consumidor e produtor da América Latina, a Grande São Paulo, onde vivem mais de 20 milhões de pessoas. Cerca de 90% da base industrial do Estado de São Paulo localiza-se a menos de 200 quilômetros do Porto de Santos.

O Porto de Santos é também a principal porta de saída da produção agropecuária brasileira, sendo o maior exportador de açúcar, suco de laranja e café em grãos do mundo, destacando-se também a soja, o milho. É ligado aos principais estados produtores – São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás -, que concentram mais de 60% do PIB nacional, por meio de ampla rede de rodovias, ferrovias e hidrovia. O Porto de Santos movimenta cargas de todos os estados brasileiros e é o, o álcool, automóveis e produtos industrializados em geral.

Sua área útil totaliza 7,8 milhões de metros quadrados e seu canal de navegação, com profundidade de 15 metros e largura de 220 metros (trecho mais estreito), possui 55 terminais marí­timos e retroportuários, localizados em duas margens, uma no municí­pio de Santos (direita) e outra no de Guarujá (esquerda). Para atracação de navios conta com uma extensão de cais de quase 16 quilômetros, que contempla 66 berços de atracação. Para armazenamento de granéis lí­quidos conta com uma capacidade de, aproximadamente, 700 mil m³ e para granéis sólidos, instalações para acondicionar mais de 2,5 milhões de toneladas.

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