Direção Preventiva foi tema de palestra sobre segurança no trânsito

Página Inicial > Press Releases > Direção Preventiva foi tema de palestra sobre segurança no trânsito

Publicado em 04 agosto 2017 - 11:30


A Codesp participando ativamente na campanha para redução de acidentes de trânsito, promoveu na manhã e tarde desta sexta-feira (4/8), no Centro de Treinamento, a palestra “Direção Preventiva”, ministrada pelo policial rodoviário federal, José Eduardo Faria Monteiro. Apresentando o palestrante, o superintendente da Guarda Portuária, Ezio Borghetti, disse que “respeitar a vida, tendo consciência de dirigir com segurança, previne acidentes”.

Há cerca de dois anos Monteiro vem ministrando palestras de conscientização no trânsito em todo o Brasil. Ele explicou que 90% dos acidentes ocorrem por falha humana. “É preciso ter consciência que você não está sozinho no trânsito e, portanto, precisa respeitar os outros”, afirma. Monteiro ressalta que o brasileiro em geral não tem uma consciência aprofundada sobre segurança e pensa que nada acontecerá com ele. “Isso contribui para a ocorrência de acidentes”, comenta.O policial rodoviário diz que o principal responsável por nossa segurança somos nós mesmos.

Monteiro colocou algumas questões para os participantes, como “Você se considera um bom motorista?”. Ele explica que para isso é necessário, acima de tudo, ser prudente. “Habilidade é importante, mas é algo que se adquire com a prática. A prudência, entretanto, é fundamental sempre”, ressalta.

Outra questão enfocada foi: “você é perfeito no trânsito?”. Monteiro explica que o trânsito, em algumas situações, não admite erros, mesmo aqueles simples. Eles podem provocar tragédias. Segundo ele, precisamos nos preocupar conosco e com os demais, pois podemos ser envolvidos em acidentes provocados por erros de terceiros.  “O primeiro passo para evitar acidentes é refletir sobre nossas falhas e admitir nossos erros”, afirma.

Monteiro revelou que o Brasil está em quarto lugar no mundo em mortes no trânsito, atrás da China, Índia e Nigéria. São cerca de 50 mil mortes por ano. Além disso, temos 150 mil pessoas lesadas definitivamente por ano, que tiveram suas vidas limitadas.

O palestrante finalizou pontuando as principais causa de acidentes no trânsito: excesso de velocidade; ultrapassagem; uso do celular, não utilização de cinto de segurança e álcool.

Assessoria de Comunicação Social
Companhia Docas do Estado de São Paulo
Autoridade Portuária

Av. Conselheiro Rodrigues Alves, s/nº . Macuco . Santos/SP . Brasil
Tel.: +55 (13) 3202-6410
comunicacaosocial@portodesantos.com.br | www.portodesantos.com.br