Página Inicial > Press Releases > PAM do Porto de Santos realiza novo exercício de combate a incêndio na Ilha Barnabé

Publicado em 27 julho 2017 - 11:12

Treinamento do Plano de Ajuda Mútua (PAM) do Porto de Santos aconteceu em área de armazenamento de combustíveis

Plano de Ajuda Mútua do Porto de Santos (PAM) realizou, nesta quinta-feira, 27 de julho, um novo exercício de combate a incêndio. O treinamento simulou um acidente na empresa Adonai Química, localizada na  Ilha Barnabé, área continental de Santos. É o segundo simulado do PAM realizado naquela área, onde feito são movimentados combustível. A Ilha Barnabé já havia sido palco de um exercício semelhante no dia 10 de março, no terminal da empresa Granel Química.

O objetivo do exercício é avaliar as ações conjuntas da área 6 do PAM instalados na Ilha Barnabé, os tempos de resposta do PAM às situações de emergência e verificar rotas de fuga e de acesso, bem como pontos de encontro. Todos os terminais localizados na Ilha do Barnabé foram envolvidos.o PAM do Porto de Santos é dividido em seis áreas: Alamoa, Saboó, Paquetá, Outeirinhos, Ponta da Praia, Guarujá e área continental de Santos.

No exercício desta quinta-feira, foi testado o pior cenário para o local: incêndio em um tanque de gasolina, como o que ocorreu em abril de 2015 na Alamoa. “Os exercícios do PAM são sempre baseados em casos já ocorridos”, explica o coordenador do PAM, o Técnico de Segurança do trabalho da Codesp Evandro Lourenço.

De acordo com Lourenço, o exercício envolveu cerca de 90 pessoas, dentre brigadistas e Corpo de Bombeiros. O resultado foi satisfatório, com destaque para os sistemas automáticos de emergência da empresa, que funcionaram conforme adequado.

Na próxima segunda-feira, dia 31 de julho, haverá uma reunião dos componentes do PAM para avaliar os dados anotados pelos observadores do exercício. O próximo simulado está previsto para setembro e deve ocorrer na área 5, bairro do Estuário, em armazém de carga geral.

Sobre o PAM do Porto de Santos

O Plano de Ajuda Mútua é uma organização prevista na Norma Regulamentadora NR 29, do Ministério do Trabalho. A norma regula a segurança e a saúde no trabalho portuário. O PAM fornece recursos humanos e materiais em caso de emergências de grande porte. Ele é composto pelas empresas da área do Porto Organizado de Santos e é coordenado pela Autoridade Portuária, a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp). Ele é acionado quando ocorre o chamado acidente ampliado,  caracterizado pela possibilidade de atingir áreas além do próprio local do sinistro.

Assessoria de Comunicação Social
Companhia Docas do Estado de São Paulo