Plano Mestre do Porto de Santos estima movimento de 178 milhões de toneladas em 2029

Página Inicial > Press Releases > Plano Mestre do Porto de Santos estima movimento de 178 milhões de toneladas em 2029

Publicado em 23 Fevereiro 2018 - 09:19


A apresentação da versão preliminar do Plano Mestre do Porto de Santos ocorreu na tarde desta quinta-feira (22) no auditório do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros, em Santos. O Plano Mestre é um estudo realizado a cada quatro anos que utiliza como referencia o Plano Nacional de Logística Portuária e propõe ações e melhorias de investimentos.

Além da previsão de demanda, apontando para uma movimentação de 178 milhões de toneladas e um crescimento de quase 38% em 2029, o Plano traz avaliações considerando o setor operacional, infraestrutura de acessos, a gestão da Autoridade Portuária e as relações com o meio ambiente e entre o porto e a cidade. O estudo compara a capacidade de atendimento e a demanda de forma específica para cada grande segmento de carga até o ano de 2025.

O diretor-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), José Alex Oliva, abriu os trabalhos de apresentação destacando que o objetivo do Plano é propor metas e sugestões de um caminho embasado em regras, direitos e deveres, de forma clara, transparente e compartilhada. “Daí, a inciativa dessa apresentação aos interessados para que se entenda o que será feito e a, a partir daí, receber contribuições que serão atenciosamente avaliadas”, frisou Oliva.

Agora, a versão preliminar do Plano será disponibilizada no site da Secretaria Nacional de Portos para ampliar a coleta de contribuições, validar as sugestões através Autoridade Portuária e Secretaria Nacional de Portos e, então, elaborar a versão final.

A apresentação do Plano contou com a presença do diretor de Planejamento e Logística do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPAC) e presidente do Conselho de Autoridade Portuária, Rossano Reolon, do Capitão dos Portos do Estado de São Paulo, Daniel Aurélio Rosa Menezes, do secretário Municipal  de Assuntos Portuários, Indústria e Comércio, Omar Silva Júnior e do diretor de Relações com o Mercado e Comunidade da Codesp, Cleveland Lofrano, além de representantes do setor portuário e marítimo.

Assessoria de Comunicação Social
Companhia Docas do Estado de São Paulo
Autoridade Portuária

Av. Conselheiro Rodrigues Alves, s/nº . Macuco . Santos/SP . Brasil
Tel.: +55 (13) 3202-6410
comunicacaosocial@portodesantos.com.br | www.portodesantos.com.br