Santos Port Authority recebe doação de três estudos para modelagem de eventual concessão do canal de navegação

Publicado em 07.jan.2020 - 17:50

A Santos Port Authority (SPA) recebeu três estudos para subsidiar eventual concessão do canal de navegação do Porto de Santos. As apresentações atendem edital de chamamento publicado pela SPA em junho/2019, cujo prazo para apresentação terminou nesta segunda-feira, dia 6 de janeiro. O objetivo foi obter parâmetros para subsidiar a modelagem de eventual concessão do canal de acesso ao Porto de Santos, que poderá ser objeto de licitação pela Administração Pública.

Oito dos 16 autorizados pela SPA a realizar e doar os estudos apresentaram material, sendo um individualmente (Boskalis do Brasil Dragagem e Serviços Marítimos Ltda) e os demais em dois grupos de trabalho, um formado por DTA Engenharia Ltda, Jan De Nul do Brasil Dragagem Ltda e Leonardo S.p.A.; e outro por Terrafirma Consultoria Empresarial e de Projetos Ltda, Dragabras Serviços de Dragagem Ltda, CPEA – Consultoria, Planejamento e Estudos Ambientais Ltda e Veirano Advogados.

Os documentos entregues serão avaliados pela SPA, explica o presidente Casemiro Tércio Carvalho: “Vamos avaliar as contribuições para elaborar um modelo e, a partir daí, decidir se será uma concessão isolada ou se a proposta será incorporada ao projeto de desestatização da administração portuária”. Segundo Tércio, “o mais importante são os parâmetros de eficiência da gestão do canal. A meta é mais movimentos de navios por dia”.

A doação dos estudos não tem ônus, encargos ou condições à SPA ou a qualquer membro da administração pública. Faz parte das iniciativas para aumentar a eficiência do Porto de Santos, com levantamentos, investigações e informações técnicas, podendo abranger, por exemplo, as atividades de dragagem, batimetrias e homologação das profundidades, serviço de rebocadores, monitoramento ambiental, atendimento de emergências, sinalização e Sistema de Informação e Gerenciamento do Tráfego de Embarcações (VTS).

Superintendência de Comunicação Corporativa
Autoridade Portuária de Santos