Temporada de cruzeiros no Porto de Santos termina com mais de 500 mil passageiros

Página Inicial > Press Releases > Destaque > Temporada de cruzeiros no Porto de Santos termina com mais de 500 mil passageiros

Publicado em 11 Abril 2019 - 10:34


A temporada 2018/2019 de cruzeiros marítimos no Porto de Santos termina no próximo sábado, dia 13 de abril, com a passagem de mais 500 mil passageiros pelo cais santista, segundo levantamento feito pela gerência de estatísticas da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).  A última atracação programada é do navio Sirena, da Oceania Cruises, com cerca de mil pessoas a bordo, entre passageiros e tripulantes. Sem contar esta última escala, nesta temporada, de novembro de 2018 a março de 2019, foram 98 viagens de navios cruzeiros realizadas, contabilizando 569.523 passageiros (embarcados e desembarcados) no terminal Giusfredo Santini. O número supera o da temporada anterior, quando foram recebidos 88 cruzeiros e 530 mil passageiros.

Os destaques do período foram os cruzeiros temáticos, sejam de empresas que promoveram viagens como prêmio de metas a seus colaboradores, seja de artistas, como do cantor Wesley Safadão (que abriu a temporada em novembro, no navio MSC Fantasia) e do cantor Roberto Carlos e seu tradicional cruzeiro “Emoções em Alto Mar”.

A expectativa é de que a próxima temporada seja maior, com aumento no número de escalas de navios. Para o melhor atendimento aos turistas, a Codesp sempre determina a prioridade de atracação dos navios de passageiros, facilitando a logística de pessoas e bagagens entre o terminal e o cais, bem como a Guarda Portuária intensifica a atuação na orientação de trânsito de veículos na região portuária.

 

Sobre o Porto de Santos

Localiza-se a apenas 70 quilômetros da região mais industrializada do Hemisfério Sul e também do maior mercado consumidor e produtor da América Latina, a Grande São Paulo, onde vivem mais de 20 milhões de pessoas. Cerca de 90% da base industrial do Estado de São Paulo localiza-se a menos de 200 quilômetros do Porto de Santos.

O Porto de Santos é também a principal porta de saída da produção agropecuária brasileira, sendo o maior exportador de açúcar, suco de laranja e café em grãos do mundo, destacando-se também a soja, o milho. É ligado aos principais estados produtores – São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás -, que concentram mais de 60% do PIB nacional, por meio de ampla rede de rodovias, ferrovias e hidrovia. O Porto de Santos movimenta cargas de todos os estados brasileiros e é o, o álcool, automóveis e produtos industrializados em geral.

Sua área útil totaliza 7,8 milhões de metros quadrados e seu canal de navegação, com profundidade de 15 metros e largura de 220 metros (trecho mais estreito), possui 55 terminais marí­timos e retroportuários, localizados em duas margens, uma no municí­pio de Santos (direita) e outra no de Guarujá (esquerda). Para atracação de navios conta com uma extensão de cais de quase 16 quilômetros, que contempla 66 berços de atracação. Para armazenamento de granéis lí­quidos conta com uma capacidade de, aproximadamente, 700 mil m³ e para granéis sólidos, instalações para acondicionar mais de 2,5 milhões de toneladas.

Para saber mais:

www.portodesantos.com.br

www.facebook.com/portofsantos

www.instagram.com/codespoficial

www.twitter.com/codespoficial

www.linkedin.com/company/codesp-portodesantos/

Gerência de Comunicação Corporativa
Autoridade Portuária de Santos
Port Authority of Santos

Av. Conselheiro Rodrigues Alves, s/nº . Macuco . Santos/SP . Brasil
Tel.: +55 (13) 3202-6410
comunicacaosocial@portodesantos.com.br | www.portodesantos.com.br