Porto de Santos

AUTORIDADE PORTUÁRIA | CODESP - Companhia Docas do Estado de São Paulo - Santos

Facebook Twitter Youtube
RELATÓRIOS DE DESEMPENHO
Sábado, 21 de outubro de 2017 - Fuso horário: GMT -3
Serviços > Imprensa
IMPRENSA
Press-release da Assessoria de Comunicação Social
Coordenador do Plano de Ajuda Mútua (PAM) do Porto de Santos da palestra em escola técnica
25/07/2017
Estudantes ouviram sobre funcionamento do PAM

O coordenador geral do Plano de Ajuda Mútua (PAM) do Porto de Santos, Evandro Lourenço, Técnico de Segurança do Trabalho da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), ministrou palestra para estudantes de Segurança do Trabalho da Escola Técnica (ETEC) Dona Escolástica Rosa, que faz parte do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. A ETEC fica em Santos e a palestra foi dada para duas turmas: a noturna no dia 24/07 e a diurna no dia 25/07.

Evandro Lourenço explicou o que é o PAM do Porto de Santos, uma organização prevista na Norma Regulamentadora NR 29, do Ministério do Trabalho, que regula a segurança e a saúde no trabalho portuário. O PAM é coordenado pela Autoridade Portuária, a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e composto pelas empresas da área do Porto Organizado de Santos. Ele acionado quando ocorre o chamado acidente ampliado,  caracterizado pela possibilidade de atingir áreas além do próprio local do sinistro. O PAM fornece recursos humanos e materiais para o combate a emergências de grande porte.

De acordo com o professor Anderson Alvarez Crozara, coordenador do curso de formação profissional de Segurança do Trabalho da ETEC, levar a palestra à escola é aprimorar o desenvolvimento tecnológico da escola: "O objetivo é divulgar o excelente trabalho desenvolvido no atendimento à emergências no Porto de Santos", justificou o professor, referindo-se ao PAM.

O conhecimento das ações voltadas à segurança faz parte das iniciativas da Codesp para estreitar a relação do Porto de Santos com a população da Baixada Santista: "Procuramos ter uma forte relação com a sociedade, para fazer com que o Porto seja compreendido pelas pessoas e as atividades do Porto sejam também entendidas como preocupações com a comunidade local", explica o presidente da Codesp, José Alex Oliva.

 

 

Site do Governo
Banco de Imagens
Diretoria da Codesp reune-se com operadores de Terminal Pesqueiro de Laguna
Diretoria da Codesp visita Terminal Pesqueiro de Laguna
Embarcação da dragagem de manutenção do canal
Embarcação da dragagem de manutenção do canal
Porto KIDS
Porto KIDS

Companhia Docas do Estado de São Paulo - CODESP - Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, s/nº - Macuco - Santos,
São Paulo, Brasil - CEP 11015-900
Fone: (13) 3202-6565 - Fax [clique aqui]