Porto de Santos

AUTORIDADE PORTUÁRIA | CODESP - Companhia Docas do Estado de São Paulo - Santos

Facebook Twitter Youtube
RELATÓRIOS DE DESEMPENHO
Sábado, 21 de outubro de 2017 - Fuso horário: GMT -3
Serviços > Imprensa
IMPRENSA
Press-release da Assessoria de Comunicação Social
Cilindros são inspecionados pelo secretário estadual de Meio Ambiente
03/08/2017
  

O secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Salles, juntamente com equipes técnicas da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), da Polícia Militar Ambiental e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil de Santos inspecionaram na manhã desta quarta-feira (02/08) as condições de armazenamento dos 115 cilindros com gases no Armazém 10 do Porto de Santos.

A princípio, os cilindros se encontravam acondicionados no Armazém 11, juntamente com outros itens, e por recomendação do Corpo de Bombeiros foram segregados no Armazém 10 e separados entre si, para maior segurança.

Na oportunidade, o secretário afirmou que durante a vistoria conjunta feita com as demais autoridades envolvidas na busca de solução para o problema, verificou-se que as recomendações feitas pela Cetesb foram implementadas pela Codesp e a questão está bem encaminhada. “O que pudemos observar no interior do armazém foi a adoção das medidas possíveis e suficientes para contenção do risco por um período, até a destinação final dos cilindros, permitindo tranquilizar a população de Santos”, explica o secretário.

Quanto ao cronograma dos trabalhos, Salles disse que na próxima segunda-feira (dia 7/8) a Codesp deverá apresentar quatro alternativas para destinação dos cilindros, que serão analisadas em um prazo de dois dias pelos órgãos envolvidos, para escolha da solução mais adequada sob o ponto de vista logístico, técnico, condições climáticas e, principalmente, segurança da população. A implementação dessa alternativa deverá ser iniciada no dia 10 de agosto.

O superintendente de Meio Ambiente da Codesp, Ivam Doutor, explicou que a Codesp adotou todas as medidas possíveis para garantir a segurança no local onde os cilindros se encontram armazenados. “Contratamos uma empresa com expertise nesse assunto para fazer o monitoramento técnico das soluções recomendadas e, desde o início, não nos furtamos da responsabilidade de resolver a questão, não economizando esforços para encontrar uma solução que envolva o menor risco possível sob o ponto de vista ambiental e de segurança, visando sempre proteger a população”, afirmou Doutor.

O superintendente de Meio Ambiente da Codesp acrescentou que as melhores técnicas de segurança já foram aplicadas para resolver essa situação e uma delas é a restrição no acesso de pessoas ao armazém. Quanto às multas da Cetesb, Doutor disse que, neste primeiro momento, a prioridade da Codesp é resolver o descarte dos cilindros e as questões financeiras devem ser adotadas pela empresa posteriormente.

 

Site do Governo
Banco de Imagens
Diretoria da Codesp reune-se com operadores de Terminal Pesqueiro de Laguna
Diretoria da Codesp visita Terminal Pesqueiro de Laguna
Embarcação da dragagem de manutenção do canal
Embarcação da dragagem de manutenção do canal
Porto KIDS
Porto KIDS

Companhia Docas do Estado de São Paulo - CODESP - Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, s/nº - Macuco - Santos,
São Paulo, Brasil - CEP 11015-900
Fone: (13) 3202-6565 - Fax [clique aqui]