Porto de Santos

AUTORIDADE PORTUÁRIA | CODESP - Companhia Docas do Estado de São Paulo - Santos

Facebook Twitter Youtube
RELATÓRIOS DE DESEMPENHO
Sexta-feira, 18 de agosto de 2017 - Fuso horário: GMT -3
Serviços > Imprensa
IMPRENSA
Press-release da Assessoria de Comunicação Social
Direção Preventiva foi tema de palestra sobre segurança no trânsito
04/08/2017
 

A Codesp participando ativamente na campanha para redução de acidentes de trânsito, promoveu na manhã e tarde desta sexta-feira (4/8), no Centro de Treinamento, a palestra "Direção Preventiva", ministrada pelo policial rodoviário federal, José Eduardo Faria Monteiro. Apresentando o palestrante, o superintendente da Guarda Portuária, Ezio Borghetti, disse que "respeitar a vida, tendo consciência de dirigir com segurança, previne acidentes".

Há cerca de dois anos Monteiro vem ministrando palestras de conscientização no trânsito em todo o Brasil. Ele explicou que 90% dos acidentes ocorrem por falha humana. "É preciso ter consciência que você não está sozinho no trânsito e, portanto, precisa respeitar os outros", afirma. Monteiro ressalta que o brasileiro em geral não tem uma consciência aprofundada sobre segurança e pensa que nada acontecerá com ele. “Isso contribui para a ocorrência de acidentes”, comenta.O policial rodoviário diz que o principal responsável por nossa segurança somos nós mesmos.

Monteiro colocou algumas questões para os participantes, como "Você se considera um bom motorista?". Ele explica que para isso é necessário, acima de tudo, ser prudente. "Habilidade é importante, mas é algo que se adquire com a prática. A prudência, entretanto, é fundamental sempre", ressalta.

Outra questão enfocada foi: "você é perfeito no trânsito?". Monteiro explica que o trânsito, em algumas situações, não admite erros, mesmo aqueles simples. Eles podem provocar tragédias. Segundo ele, precisamos nos preocupar conosco e com os demais, pois podemos ser envolvidos em acidentes provocados por erros de terceiros.  “O primeiro passo para evitar acidentes é refletir sobre nossas falhas e admitir nossos erros”, afirma.

Monteiro revelou que o Brasil está em quarto lugar no mundo em mortes no trânsito, atrás da China, Índia e Nigéria. São cerca de 50 mil mortes por ano. Além disso, temos 150 mil pessoas lesadas definitivamente por ano, que tiveram suas vidas limitadas.

O palestrante finalizou pontuando as principais causa de acidentes no trânsito: excesso de velocidade; ultrapassagem; uso do celular, não utilização de cinto de segurança e álcool.


Site do Governo
Banco de Imagens
Diretoria da Codesp reune-se com operadores de Terminal Pesqueiro de Laguna
Diretoria da Codesp visita Terminal Pesqueiro de Laguna
Embarcação da dragagem de manutenção do canal
Embarcação da dragagem de manutenção do canal
Porto KIDS
Porto KIDS

Companhia Docas do Estado de São Paulo - CODESP - Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, s/nº - Macuco - Santos,
São Paulo, Brasil - CEP 11015-900
Fone: (13) 3202-6565 - Fax [clique aqui]