Porto de Santos

AUTORIDADE PORTUÁRIA | CODESP - Companhia Docas do Estado de São Paulo - Santos

Facebook Twitter Youtube
RELATÓRIOS DE DESEMPENHO
Domingo, 17 de dezembro de 2017 - Fuso horário: GMT -3
Serviços > Imprensa
IMPRENSA
Press-release da Assessoria de Comunicação Social
Codesp anuncia conclusão da queima de gases tóxicos em alto mar
18/09/2017
 

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp)   anunciou no final da tarde da última sexta-feira (15.09), em entrevista coletiva à imprensa, a conclusão dos trabalhos de queima dos gases contidos nos cilindros que se encontravam armazenados no  Porto  de Santos.

Coube à  Docas,  a contratação de empresa  Suatrans, especializada no  segmento de atendimento a emergências ambientais, o trabalho de  queima dos gases contidos nos cilindros e a destinação final dos resíduos, atendendo com total rigor ao rol de exigências previstas pelo Instituo Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), órgão que também exerceu a fiscalização de todo o processo.

O anúncio, de acordo com o próprio Ministério Público, foi feito com o propósito de explicar de forma clara e transparente todo o processo desenvolvido no decorrer da operação. O superintende Ivam Doutor, da área de meio ambiente da Codesp, informou que a conclusão da queima dos gases ocorreu dentro do prazo inicialmente estimado de até 30 dias.

O término de toda a operação, com  a descontaminação de equipamentos, trajes especiais e da balsa que sediou os trabalhos ainda demanda algum tempo, além do posterior descarte do resíduo metálico através de queima em altos-fornos de empresa siderúrgica.

A  representante do Ibama, Ana Angélica Alabarce, destacou o ineditismo da operação e a experiência que se adquiriu ao longo de todo o processo que despertou, inclusive, o interesse da comunidade internacional. “Diariamente, alimentamos com informações sobre a queima dos gases diversos países, dentre eles, Rússia e China”, comentou.

O 1º. Tenente da Marinha do Brasil, Vinicius Schiavon, explicou que a participação da Marinha foi imprescindível para garantir a segurança da navegação e a permanência das embarcações em águas abertas durante a execução do serviço.

Concluindo o anúncio, o superintendente da Docas destacou a sinergia entre todos os agentes envolvidos na operação e destacou que a empresa, na qualidade de Autoridade Portuária, não mediu esforços para garantir uma solução eficiente e  segura para eliminar potenciais riscos durante todo o processo.


Site do Governo
Banco de Imagens
Diretoria da Codesp reune-se com operadores de Terminal Pesqueiro de Laguna
Diretoria da Codesp visita Terminal Pesqueiro de Laguna
Embarcação da dragagem de manutenção do canal
Embarcação da dragagem de manutenção do canal
Porto KIDS
Porto KIDS

Companhia Docas do Estado de São Paulo - CODESP - Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, s/nº - Macuco - Santos,
São Paulo, Brasil - CEP 11015-900
Fone: (13) 3202-6565 - Fax [clique aqui]