Porto de Santos

AUTORIDADE PORTUÁRIA | CODESP - Companhia Docas do Estado de São Paulo - Santos

Facebook Twitter Youtube instagram
RELATÓRIOS DE DESEMPENHO
Sexta-feira, 22 de junho de 2018 - Fuso horário: GMT -3
Serviços > Imprensa
IMPRENSA
Press-release da Assessoria de Comunicação Social
Integrantes do Plano de Ajuda Mútua (PAM) do Porto de Santos fazem última reunião do ano
22/12/2017
Encontro destaca necessidade de exercícios internos e auditorias

O Plano de Ajuda Mútua (PAM) do Porto de Santos, organização composta pelas empresas da área do Porto Organizado e coordenada pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), realizou nesta quinta-feira, dia 21 de dezembro, a sua última reunião ordinária do ano. O encontro aconteceu no Centro de Excelência Portuária de Santos (CENEP), no bairro do Estuário, em Santos.

 O grupo dos integrantes do PAM do Porto de Santos fez um balanço das ações realizadas em 2017. Dentre os assuntos discutidos na reunião deste mês de dezembro, foi avaliada a necessidade da realização de exercícios de treinamento internos, a continuidade das auditorias nos terminais para conferência das informações prestadas no Formulário de Avaliação de Performance (relação entregue pelas empresas que fazem parte do PAM, na qual constam os materiais que podem ser utilizados em caso de acionamento do Plano), a continuidade dos trabalhos de  mapeamento das rotas de fuga e acesso, dentre outros.

 O PAM do Porto de Santos realizou dois simulados em 2017, ambos na Ilha Barnabé, onde há terminais de granéis líquidos. Ele foi acionado também para apoiar combate a incêndio ocorrido em janeiro na Vale Fertilizantes, em Cubatão, e no terminal Copersucar, em setembro, em Santos. Também prestou apoio na ocorrência de vazamentos de amônia em terminais de exportação de suco de laranja, em junho e setembro.

 Além das atividades ligadas diretamente ao PAM, também aconteceram diversas palestras em universidades e escolas técnicas da região. O Técnico de Segurança do Trabalho da Codesp, Evandro Lourenço, coordenador-geral do PAM do Porto de Santos, destaca os objetivos da organização para o próximo ano: "O objetivo para 2018 é inaugurar a  nova sede do PAM,  que esta em fase de conclusão", informa. " Temos outras metas não menos importantes", Lourenço enfatiza: "cumprir os cronogramas de realização dos exercícios de treinamento, estreitar a relação com a comunidade circunvizinha e trabalhar enfaticamente na questão de prevenção de acidentes no Porto de Santos". 

Site do Governo
Banco de Imagens
Diretoria da Codesp reune-se com operadores de Terminal Pesqueiro de Laguna
Diretoria da Codesp visita Terminal Pesqueiro de Laguna
Embarcação da dragagem de manutenção do canal
Embarcação da dragagem de manutenção do canal
Porto KIDS
Porto KIDS

Companhia Docas do Estado de São Paulo - CODESP - Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, s/nº - Macuco - Santos,
São Paulo, Brasil - CEP 11015-900
Fone: (13) 3202-6565 - Fax [clique aqui]