Porto de Santos

AUTORIDADE PORTUÁRIA | CODESP - Companhia Docas do Estado de São Paulo - Santos

Facebook Twitter Youtube
RELATÓRIOS DE DESEMPENHO
Sábado, 24 de fevereiro de 2018 - Fuso horário: GMT -3
Serviços > Imprensa
IMPRENSA
Press-release da Assessoria de Comunicação Social
Plano Safra 2018 reúne autoridades no Porto de Santos
23/01/2018
Durante o evento, presidente da Codesp anuncia novo recorde de movimentação de cargas no Porto de Santos

O presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), José Alex Oliva, anunciou nesta terça-feira (23/01) que o Porto de Santos bateu o recorde anual de movimentação de cargas com a marca de quase 130 milhões de toneladas. O informe foi dado durante o evento Fórum Safra 2018, encontro que discute o escoamento da produção agrícola brasileira destinada à exportação de commodities agrícolas. O evento aconteceu no período da manhã no Terminal de Passageiros do complexo santista.

O Fórum Safra debateu o escoamento da safra brasileira pelo Porto de Santos, com a participação do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPA), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), além de operadores portuários e logísticos.

"Foram onze meses seguidos de recorde", destacou o presidente José Alex Oliva. "Isso é fruto do trabalho dos terminais e da direção da Codesp. Nós sincronizamos a chegada dos trens, caminhões e navios, sem atropelos e gargalos, e este ajuste logístico propiciou este recorde", afirmou.

Também esteve presente ao evento o vice-governador do Estado de São Paulo, Márcio França. Ele foi recebido pelo presidente José Alex Oliva e pelos diretores da Codesp Cleveland Sampaio Lofrano (Relações com o Mercado e Comunidade) e Carlos Poço (Operações Logísticas). Eles conversaram sobre os planos conjuntos da Codesp e estado para a implantação do acesso alternativo ao Porto de Santos na entrada da cidade, projeto que está em desenvolvimento, o qual o vice-governador disse que vai se empenhar para acelerar o andamento da proposta. "É chegada a hora de darmos soluções. O Porto vem batendo recordes atrás de recordes, e eu quero me colocar à disposição da diretoria da Codesp e dos operadores portuários para agilizar as obras", frisou França.

Safra 2018

Para Sávio Rafael Pereira, secretário adjunto do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o escoamento da safra vem crescendo nos portos do norte do país, de acordo com ele, devido à proximidade com os estados produtores.  "Mas o Porto de Santos demonstrou muita eficiência nos últimos dois anos para manter a liderança no escoamento da safra", atestou. "O Brasil está exportando soja tanto quanto os americanos e movimenta mais de 10 milhões de toneladas por mês, desempenho superior a muitos grandes portos internacionais", exemplificou o secretário.

Para o diretor executivo do Sindicato dos Operadores Portuários (Sopesp), José dos Santos Martins, os terminais estão plenamente capacitados para atender a chegada da safra sem transtornos, como nos últimos três anos. "Não haverá problemas para a cidade de Santos, pois toda a chegada de caminhões está agendada eletronicamente", garantiu.

Agronegócio em alta

O Porto de Santos fechou o ano atingindo o total de 129.865.022 toneladas, 14,1% a maior que o verificado no ano anterior e 8,3% acima da então melhor marca anual, ocorrida em 2015 (119.931.880 toneladas). O movimento superou em 6,4% a estimativa inicial de janeiro passado, que apontava para um total de 122.014.481 toneladas.

As exportações, responsáveis por 72,04% do movimento físico geral, somaram 93,5 milhões t, apresentando crescimento de 14,9%, impulsionada, principalmente, pelas altas de 79,8% do milho, de 13,6% do chamado complexo soja (grão e farelo) e de 1,9% do açúcar.  Somente estas commodities representaram 60,6% do total exportado e 43,6% do movimento geral de cargas operadas pelo Porto de Santos em 2017.


Site do Governo
Banco de Imagens
Diretoria da Codesp reune-se com operadores de Terminal Pesqueiro de Laguna
Diretoria da Codesp visita Terminal Pesqueiro de Laguna
Embarcação da dragagem de manutenção do canal
Embarcação da dragagem de manutenção do canal
Porto KIDS
Porto KIDS

Companhia Docas do Estado de São Paulo - CODESP - Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, s/nº - Macuco - Santos,
São Paulo, Brasil - CEP 11015-900
Fone: (13) 3202-6565 - Fax [clique aqui]