Porto de Santos

AUTORIDADE PORTUÁRIA | CODESP - Companhia Docas do Estado de São Paulo - Santos

Facebook Twitter Youtube instagram
RELATÓRIOS DE DESEMPENHO
Segunda-feira, 28 de maio de 2018 - Fuso horário: GMT -3
Serviços > Imprensa
IMPRENSA
Press-release da Assessoria de Comunicação Social
Codesp chega ao nível 1 no índice de governança das empresas estatais federais
14/05/2018
Responsável pelo Porto de Santos recebe melhor qualificação do Governo federal

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), administradora do Porto de Santos, recebeu na quinta-feira, dia 10/05, em Brasília, a certificação de Nível 1 (melhor nível) do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, do Governo Federal, pela participação no Indice de Gestão das Empresas Estatais (IG-Sest). O levantamento é feito pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) para avaliar a implementação da Lei 13.303/2016, a chamada Lei das Estatais.

Esta é a segunda apresentação do índice feita pelo Governo Federal. A primeira aconteceu em novembro do ano passado e, na ocasião, a Codesp tinha ficado no nível 3, o que revela uma grande melhoria na gestão da estatal portuária. As empresas foram avaliadas em relação à gestão, controle e auditoria; transparência das informações; conselhos comitês e diretorias. Com base no desempenho nessas dimensões, foram classificadas em níveis de 1 a 4.

A solenidade que conferiu a certificação para as estatais foi presidida pelo ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Esteves Colnago. Segundo ele, “Este é um índice de grande relevância, porque as empresas estatais são muito importantes para a economia do Brasil”, disse. “Estamos falando de empresas que empregam 506 mil pessoas e que tiveram uma execução do Programa de Dispêndio Global da ordem de R$ 1,2 trilhão, um volume expressivo”, explicou o Ministro.

A média geral para o nível 1, obtida no levantamento feito pelo Ministério do Planejamento, foi de 6,3 pontos. A Codesp chegou a 7,8 no índice, ficando entre as 16 empresas que conquistaram a melhor certificação. No total, 47 empresas participaram do levantamento.

Embora o prazo legal previsto na lei das estatais seja 30 de junho de 2018, a Codesp já está cumprindo os requisitos exigidos pela nova legislação. Além da Codesp, também receberam o certificado nível 1 as empresas: Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, BNDES, Caixa Econômica Federal, Casa da Moeda, Conab, Hospital Nossa Senhora da Conceição, Dataprev, Eletrobrás, Emgea, EPE, Infraero, Petrobrás e Serpro.

Crédito da imagem: Flickr / Ministério do Planejamento

Site do Governo
Banco de Imagens
Diretoria da Codesp reune-se com operadores de Terminal Pesqueiro de Laguna
Diretoria da Codesp visita Terminal Pesqueiro de Laguna
Embarcação da dragagem de manutenção do canal
Embarcação da dragagem de manutenção do canal
Porto KIDS
Porto KIDS

Companhia Docas do Estado de São Paulo - CODESP - Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, s/nº - Macuco - Santos,
São Paulo, Brasil - CEP 11015-900
Fone: (13) 3202-6565 - Fax [clique aqui]