Planos, Programas e Estudos

Página Inicial > Relações com o mercado > Planos, Programas e Estudos

Planos, Programas e Estudos

A Codesp vem realizando estudos para construção de um banco de informações precisas acerca do Porto de Santos. Entre eles destaca-se o Estudo e Pesquisa de Obras para Otimização Morfológica, Náutica e Logí­stica do Canal de Acesso ao Porto de Santos, em andamento pela Universidade de São Paulo (USP). Uma das variantes desse estudo envolve a interação hidrodinâmica entre os navios passantes e os navios atracados, simulando-se, inclusive, com tráfego de navios com 366 metros de comprimento que transportam contêineres.

Ainda dentro dos estudos em desenvolvimento pela USP, a Codesp entregou à comunidade da Baixada Santista o relatório do estudo conceitual para proposição de uma solução de engenharia para proteção e defesa da praia e da infraestrutura urbana lindeira ao canal do Estuário, na orla do bairro da Ponta da Praia.

O estudo contra o ataque das ondas visa minimizar os transtornos provocados pelos eventos extremos nesta área, levando em consideração os aspectos hidrossedimentológicos (onda, correntes, movimentação sedimentar e renovação da água).