Safra 2018

Página Inicial > Safra 2018


O Fórum Safra debate, anualmente, o escoamento da safra brasileira pelo Porto de Santos, com a participação do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPA), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), além de operadores portuários e logísticos. Esse esforço conjunto vem propiciando a sincronização da chegada dos trens, caminhões e navios ao complexo portuário santista sem atropelos e gargalos.

Safra 2018

O  Porto de Santos vem demonstrando muita eficiência nos últimos dois anos para manter a liderança no escoamento da safra agrícola. O Brasil está exportando soja tanto quanto os americanos e movimenta  mais de 10 milhões de toneladas por mês, desempenho superior a muitos grandes portos internacionais. Os terminais estão plenamente capacitados para atender a chegada da safra sem transtornos, pois toda a chegada de caminhões está agendada eletronicamente.

As exportações neste ano foram impulsionadas, principalmente, pelas altas de  79,8% do milho, de 13,6% do chamado complexo soja (grão e farelo) e de 1,9% do açúcar.  Somente estas commodities representaram 60,6% do total exportado e 43,6% do movimento geral de cargas operadas pelo Porto de Santos em 2017.