SPA quer ouvir você para elaborar relatórios de gestão e de sustentabilidade
Publicado em 23.nov.2021 - 16:21
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Com intuito de cada vez dar mais transparência aos seus atos administrativos e de desempenho, a Santos Port Authority (SPA) quer ouvir os empregados, o mercado e a sociedade para construir de forma colaborativa seus relatórios de gestão e de sustentabilidade referente a 2021, importantes instrumentos de prestação de contas anual da Companhia.
Assim, está lançando uma pesquisa para públicos interno e externo denominada “levantamento de materialidade”, que busca identificar, avaliar e priorizar as informações a serem divulgadas sobre a Companhia.
“A iniciativa é mais um passo na construção de uma relação de confiança com todas as partes interessadas. Além disso, a medida está inserida no contexto de adequação da SPA aos mais altos padrões e referenciais de mercado para práticas de transparência e divulgação de resultados, tais quais o International Integrated Reporting Council (IIRC) e o Global Reporting Initiative (GRI), adotados por empresas de capital aberto”, destaca o diretor de Administração e Finanças da SPA, Marcus Mingoni.
O processo para determinar materialidade para a preparação e apresentação de reportes do desempenho da Companhia envolve:
- Identificação de temas relevantes, com base na capacidade de afetar a geração de valor;
- Avaliação da importância de temas relevantes para potencial geração de valor;
- Priorização de temas com base na sua importância relativa; e
- Determinação de informações a serem divulgadas sobre temas relevantes.
As etapas 1 a 3 serão realizadas até o término deste ano, por meio da aplicação de formulários aos mais variados públicos-alvo:
- Público interno: empregados, gestores e administradores da SPA;
- Público externo: pessoas jurídicas e pessoas físicas.
(a) Pessoa Jurídica: representantes das principais empresas que atuam no ecossistema do Porto de Santos: arrendatários, terminais de uso privado, terceirizadas, órgãos públicos, prefeituras, credenciadas para prestação de serviço e potenciais investidores.
(b) Pessoa Física: munícipes, empregados portuários etc. Este processo se aplica tanto a temas positivos quanto negativos, incluindo riscos, desafios e oportunidades, e desempenhos ou perspectivas favoráveis ou desfavoráveis. Também se aplica a informações financeiras e não-financeiras, contemplando aspectos como o ESG/responsabilidade socioambiental.
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