Startups do ecossistema Cubo Itaú visitam Porto de Santos

Publicado em 14.fev.2022 - 15:28

SPA conta com Centro de Excelência e Inovação para identificar ideias que possam ser transformadas em oportunidades de negócio

 

Representantes de 6 startups que integram o ecossistema Cubo Itaú conheceram o Porto de Santos na manhã desta segunda-feira. As startups reuniram-se com o diretor de Operações da Santos Port Authority (SPA), Marcelo Ribeiro, e com técnicos e gestores da Companhia que administra o complexo portuário.

Ribeiro explicou que a visita propicia às startups oportunidade de conhecerem melhor a dinâmica de trabalho do Porto e as oportunidades de parcerias. “Nossos investimentos em inovação tecnológica vêm crescendo desde a criação, no ano passado, do Centro de Excelência e Inovação. Nosso objetivo é estabelecer parcerias para desenvolver soluções que, de fato, possam trazer ganhos e otimização dos processos portuários, tornando-os cada vez mais eficientes e competitivos”, afirmou.

Uma das primeiras ações com startups foi o acordo de cooperação técnica entre a SPA, a Wilson Sons e a DockTech voltado ao aperfeiçoamento e uso de tecnologia inédita de monitoramento do leito marítimo. Desenvolvida pela israelense DockTech, a solução mapeia em tempo real a profundidade do canal de navegação e é capaz de entender o padrão de assoreamento dos portos, prevendo como as variações no leito afetam a segurança da navegação e o transporte de cargas.

Para regrar essas parcerias, foi criada uma pioneira Norma da Autoridade Portuária (NAP) que estabelece as diretrizes para o desenvolvimento de inovações tecnológicas. O objetivo é desburocratizar o processo de compartilhamento de informações com empresas que precisam desenvolver ou validar novas tecnologias.

Outro viés importante desse processo é o envolvimento maior com as universidades, por meio de uma interlocução sobre o novo perfil do trabalhador portuário, de forma que possam preparar os graduandos para ocupar os novos postos de trabalho que o Porto gera. O professor de Logística e Gestão Portuária da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec), Álvaro Prado, integrou a visita ao Porto. Prado destacou a importância do projeto. “Essa iniciativa vai ao encontro do que as universidades da Baixada Santista buscam há muito tempo. O interesse da nova gestão da SPA em envolver as universidades na busca de soluções para o Porto de Santos é fundamental para a formação de mão de obra especializada para trabalhar no Porto. A Fatec já possui em sua grade cursos voltados para atender a atividade portuária e com esse impulso daremos aos nossos jovens a oportunidade de se desenvolverem profissionalmente na região”, disse.

Para as startups o encontro foi bastante proveitoso e agregador, pois puderam verificar formas de atuar em prol de processos portuários mais inovadores e ouvir como oferecer seus serviços de uma forma atraente. Márcia Malaquias, da startup Octa, que tem o propósito de tornar a economia automotiva do Brasil mais acessível e circular, destaca a possibilidade de ajudar o Porto de Santos na circularidade em veículos e tudo aquilo que se move, bem como agregar a reciclagem e sustentabilidade aos processos portuários. “Entendemos que a SPA tem uma visão muito aguçada quanto à melhoria de processos e entendemos que pode haver uma sinergia com nossa empresa”, comentou. “Essa aproximação é uma quebra de paradigma, pois é raro ver uma empresa com uma visão de governança tão organizada abrindo espaço para as startups poderem ser ouvidas e entenderem como podem resolver problemas complexos em conjunto. São poucas as empresas que têm esse tipo de visão e de abertura. Agradecemos ao Porto de Santos por nos expor num ambiente tão grandioso como este”, afirmou.

Ao final, o diretor Ribeiro destacou que “o Porto de Santos não pode renunciar ao potencial criativo das startups. E essa iniciativa de trazer esses empreendedores para que conheçam as possibilidades de desenvolvimento tecnológico no Porto é fundamental para avançarmos no nosso Programa de Inovação”.

A Cubo Itaú

É um ecossistema idealizado pelo Itaú Unibanco e a Redpoint Eventures que conta com diversas parcerias de grandes empresas e com enorme rede de startups. Esse ecossistema fornece ferramentas e conexões relevantes a partir de uma comunidade inovadora que conecta negócios, pessoas brilhantes e ideias inovadoras.

A Cubo possui uma plataforma que realiza a ponte entre novos talentos e startups que, atualmente, possuiu mais de 35 mil talentos em sua base. Em 2019, o hub chegou a apresentar mais de 250 startups em sua base. Somando todas, houve investimento de mais de R$ 480 milhões e faturamento acima de R$ 540 milhões.

Participaram da visita as startups Flowls, Octa, Hubee, CargoSnap, Hexagon e Beelog.


Superintendência de Comunicação Corporativa
Autoridade Portuária de Santos
Santos Port Authority

Av. Conselheiro Rodrigues Alves, s/nº . Macuco . Santos/SP . Brasil
Tel.: +55 (13) 3202-6565
comunicacao.corporativa@brssz.com | www.portodesantos.com.br

Termo de privacidade