Porto de Santos recebe, pela primeira vez, navio com 366 metros de comprimento

Publicado em 31.jan.2024 - 15:58

Chegada do MSC Natasha XIII marca escala histórica no maior porto do Brasil

 

O Porto de Santos recebe, neste dia 1º de fevereiro, quinta-feira, o MSC Natasha XIII, primeiro navio com 366 metros de comprimento a atracar no cais santista.

Construída em 2018, a embarcação tem capacidade para transportar até 14,4 mil TEUs (contêiner padrão de 20 pés) em uma única viagem. Sua atracação na BTP (Brasil Terminal Portuário) marcará uma escala histórica, que se tornou possível graças à atuação conjunta de todos os envolvidos.

Até então, o maior navio a atracar em Santos tinha sido o CMA CGM Vela, em outubro de 2022. A embarcação tem 347 metros e capacidade para 11 mil TEUs.

Para o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, a chegada de navios de 366 metros é uma conquista da APS – marcando a celebração dos 132 anos do Porto de Santos -, do Ministério de Portos e Aeroportos e de toda comunidade portuária: “O Porto de Santos comprova que está entre os melhores do mundo e o Governo Federal está empenhado em melhorar a infraestrutura com obras importantes, como a dragagem de aprofundamento e manutenção, a melhoria e ampliação das perimetrais, a construção do túnel Santos-Guarujá, a implantação da pera ferroviária e tantas outras. Dou os parabéns à MSC pelos esforços para chegarmos a este momento histórico, bem como à BTP, que preparou seu terminal com muita eficiência para receber essa nova classe de navios. O Brasil e o mundo ganham com esta conquista”, afirmou Pomini.

Para a MSC, é motivo de orgulho fazer parte deste importante marco. “A MSC celebra a primeira escala de um navio de 366 metros no Porto de Santos e reconhece o esforço conjunto de todos que atuaram para tornar este momento possível. A atracação do MSC Natasha XIII é fruto de estudos que tiveram início em 2016, pela Autoridade Portuária de Santos, e contou com diversas simulações da Praticagem, além de grande suporte da Autoridade Marítima. Com esta escala histórica, a MSC reitera o compromisso em ofertar capacidade de transporte para impulsionar o crescimento do comércio exterior brasileiro, apoiando o desenvolvimento da logística nacional com sustentabilidade econômica e eficiência energética”.

Já a BTP destaca a infraestrutura do complexo portuário santista. “A BTP aguardava, com muita expectativa, a chegada inaugural do navio de 366 metros ao maior porto do hemisfério sul. O terminal já estava preparado para receber essa nova classe de navios e conta com uma infraestrutura equivalente aos melhores portos do mundo e um time altamente qualificado, focado em operações com índices eficientes de produtividade e segurança.”

Após a escala em Santos, o navio MSC Natasha XIII seguirá viagem para a Ásia.

Ficha técnica do MSC Natasha XIII:

– Ano de construção: 2018
– Capacidade de carregamento: 14.432 TEUs
– LOA: 366 metros
– Boca: 48,20 metros
– DWT: 139,7 mil toneladas
– Quantidade de tomadas para contêineres refrigerados: 1.050

SERVIÇO

Atracação do MSC Natasha XIII
Local: BTP (Brasil Terminal Portuário)
Data: 1º de fevereiro, quinta-feira, prevista para 13 horas

A Brasil Terminal Portuário se coloca à disposição da Imprensa e realizará o cadastro dos interessados em captar imagens (foto e/ou filmagem) do navio atracado no terminal de contêineres.

Para o cadastro, basta enviar e-mail para imprensa@btp.com.br informando: veículo de Imprensa, nome completo do profissional responsável pela produção da reportagem, CPF, e-mail e telefone celular de contato. Os dados serão coletados exclusivamente para fins de segurança e contato para esta cobertura e não serão disponibilizados para nenhum outro fim.

A equipe de comunicação recepcionará a Imprensa a partir das 12 horas no terminal.

Para acesso, é imprescindível a utilização de sapato fechado (sem salto), calça comprida e camisa com mangas compridas.


Superintendência de Comunicação Corporativa
Autoridade Portuária de Santos

Av. Conselheiro Rodrigues Alves, s/nº . Macuco . Santos/SP . Brasil
Tel.: +55 (13) 3202-6565
comunicacao.corporativa@brssz.com | www.portodesantos.com.br

Termo de privacidade