Inicio do Menu


Inicio do conteudo

O Plano de Ajuda Mútua (PAM) do Porto de Santos é um convênio coordenado pela SPA que estabelece o compartilhamento de recursos humanos e materiais entre seus associados no atendimento a emergências de grande porte no Porto Organizado de Santos. Atualmente, o plano conta com 39 associados.

Pode ser acionado pelo Corpo de Bombeiros ou por qualquer um de seus associados em casde sinistro qupossa atingir áreas além do próprio local, ou quando houver a necessidade de disposição de recursos adicionais para o controle e mitigação da emergência. Para se associar ao PAM, a empresa interessada deve ter relação direta com a operação portuária, estar localizada ou operar dentro da área de atuação do PAM e, dentre outros requisitos, dispor de recursos materiais e humanos mínimos a serem compartilhados com os demais associados em caso de sinistro.

Além deste, atuam na região do Porto de Santos outros planos semelhantes, como o Plano de Auxilio Mútuo do Guarujá (PAMG), o Plano Integrado de Emergência (PIE) da Associação Brasileira de Terminais de Líquidos (ABTL) e o PAM de Cubatão, com os quais o PAM do Porto de Santos possui mecanismos de integração e cooperação.

Termo de privacidade