Inicio do Menu


Inicio do conteudo

O Porto de Santos opera 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. A SPA atua constantemente para que o Porto funcione a plena capacidade, de forma organizada e eficiente.

Por meio de equipe especializada, a Companhia realiza a definição da programação de navios que irão atracar e desatracar, monitorando as condições de navegabilidade do canal de navegação e profundidade dos berços de atracação. A fiscalização das operações garante a sua fluidez, por meio da organização das diversas manobras de carga e descarga que ocorrem simultaneamente. Dessa forma, os técnicos da SPA asseguram que as operações sejam realizadas com regularidade, eficiência, segurança e respeito ao meio ambiente.

 

O monitoramento do desempenho e situação dos navios possibilita a tomada de ações imediatas em caso de ocorrências e contribui para o melhor planejamento das manobras de atracação e desatracação.

A central de monitoramento de operações recebe imagens das principais vias de acesso ao Porto para fiscalização dos acessos terrestres. A partir dessas imagens e dos dados recebidos pelo sistema de agendamento de caminhões, a SPA realiza a gestão do tráfego terrestre, atuando pontualmente em gargalos do trânsito de forma coordenada com as demais autoridades competentes. As informações relativas à operação portuária são disponibilizadas em tempo real por meio de vídeo walls instalados nos centros de controle (operacional, de segurança e de meio ambiente) e na sala da diretoria da SPA.

Com o intuito de promover o aumento de produtividade das operações portuárias, a Companhia investe no aperfeiçoamento de seus processos internos, estabelecendo objetivos e metas de desempenho que contribuem para a evolução constante dos resultados do Porto de Santos.

Termo de privacidade