O Porto de Santos é o maior complexo portuário do hemisfério sul, e um dos mais importantes do mundo.
Por ele, passam milhares de turistas todos os anos. Mais do que isso: por ele escoa grande parte da produção agroindustrial do país.
Responsável pela circulação de mais de 25% da balança comercial brasileira, o Porto de Santos movimenta, por ano, mais de 130 milhões de toneladas, de todos os tipos de carga.
Situado a apenas 70 km da cidade de São Paulo, o complexo portuário de Santos possui:

E para garantir que toda essa gigantesca estrutura possa operar com segurança existe a Guarda Portuária, que há mais de um século é responsável pela Segurança Pública Portuária e pela fiscalização de todas as áreas do Porto de Santos.

Organograma-supgp

Com profissionais altamente treinados e equipados, a Guarda Portuária tem entre suas atividades:

No controle de acesso, a Guarda Portuária cumpre rigorosamente as normas do código ISPS-CODE, protocolo internacional de segurança adotado nos principais portos do mundo.

Para isso, Procedimentos Operacionais Padrão – POP’s são adotados em todos os Postos de Fiscalização distribuídos ao longo do porto.

Tudo isso é observado pelo CCCOM – Centro de Controle de Comunicações, Operações e Monitoramento, onde um moderno sistema com centenas de câmeras monitora e coordena toda a atuação operacional em campo.

Para um patrulhamento mais ágil, a corporação conta com as motocicletas da ROCAM, que, além do policiamento, auxiliam na organização do trânsito, e fazem a escolta e segurança de autoridades e celebridades que passam pelo porto.

A Guarda Portuária também possui sua Brigada de Incêndio, com atuação significativa nos incêndios que atingiram o porto nas últimas décadas.

Contando com dois caminhões auto bomba tanque e uma equipe de brigadistas treinada, a corporação atua não apenas na área portuária como também presta apoio ao Corpo de Bombeiros em emergências nas cidades de Santos, Guarujá e Cubatão.

A Guarda Portuária conta com um efetivo capacitado no adestramento de cães voltado para o faro de entorpecentes, explosivos e para o policiamento preventivo.

Possui o setor de inteligência, que atua no monitoramento das informações e dados sensíveis relativos à segurança portuária, atuando de forma integrada com as demais autoridades da região.

Outra unidade extremamente importante da Guarda Portuária é o GAE – Grupamento de Ações Estratégicas, que tem como uma de suas atribuições a atuação em casos de elevação do nível de proteção no Porto de Santos.

Entre tantas atribuições, demandas e desafios, uma coisa é certa:

“A Guarda Portuária tem papel fundamental no desenvolvimento do complexo portuário, na fluidez da movimentação de cargas e principalmente na manutenção da segurança do Porto de Santos, contribuindo de forma significativa para os índices positivos e recordes históricos de movimentação alcançados”.

Guarda Portuária de Santos:

“Há mais de um século garantindo a segurança das operações do maior porto do hemisfério sul”.


Estatística SUPGP – 2023



Galeria

Contato

(13) 3202-6570

plantaoguardaportuaria@portodesantos.gov.br

Saiba mais

+ Solicitar serviços relativos
à segurança portuária

+ História do Porto de
Santos

+ Panorama do Porto

Termo de privacidade