Estrutura, Perfil, Composição e Contatos

Perfil da Diretoria Executiva


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A diretoria da Autoridade Portuária de Santos é composta por profissionais com qualificação técnica, vasta experiência no setor portuário e nas questões afetas ao Porto de Santos

Em particular, o presidente Anderson Pomini tem experiência jurídica para viabilizar a execução de políticas públicas.

 

Diretor-Presidente da APS

Anderson Pomini – Diretor Presidente (DIPRE)

Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiterana Mackenzie de São Paulo (2018), possui especialização em Direito Eleitoral e Processual Eleitoral pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional do Estado de São Paulo (2013), possui especialização em Direito Constitucional e Político pelas Faculdades Metropolitanas Unidas FMU/SP (2009) e graduação em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas FMU/SP (2005), inscrito nos quadros da OAB/SP n. 299.786 com experiências na área do Direito Público (Administrativo, Legislativo e Eleitoral). Sócio fundador do escritório de advocacia Pomini Sociedade de Advogados. Foi secretário Parlamentar nomeado em cargo de confiança na Câmara dos Deputados (2007-2009) e Funcionário da Ordem dos Advogados do Brasil Secção São Paulo (1997-2001). Foi Secretário de Justiça do Município de São Paulo – PMSP (2017/2018), cidade onde residia desde 1992

Diretoria de Administração e Finanças (DIADM)

Bernadete Bacellar do Carmo Mercier – Diretora de Administração e Finanças (DIADM)

Mestre e Doutora pela Universidade Católica de Santos. Advogada. Professora Titular de Graduação em Direito das cadeiras de Ciência Política e Direito Constitucional I da Universidade Santa Cecília, onde é docente desde 2000. Assessora de Planejamento da Prefeitura Municipal de Guarujá. Exerceu as funções correspondentes e ocupou os seguintes cargos: Secretária de Assuntos Jurídicos da Prefeitura de São Vicente (2005 a 2006); Assessora Parlamentar na Câmara Federal (2007-2008); Superintendente e Gerente Jurídica da Companhia Docas do Estado de São Paulo – Porto de Santos (2005 a 2015). Sua experiência e conhecimento na área do Direito tem ênfase: no Direito Constitucional, no Direito Ambiental e urbanístico, e no Direito Administrativo. Autora do livro SAMBAIATUBA, URBANIZAÇÃO DE ASSENTAMENTO PRECÁRIO: acertos e desacertos, legislação e reflexões para melhores práticas.

Diretoria de Operações (DIOPE)

Antônio de Pádua de Deus Andrade – Diretor de Operações (DIOPE)

Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza do Ceará, possui pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Potiguar (RN), pós-graduação em Engenharia de Produção pela Fundação Getúlio Vargas do Estado de Amazonas, Mestre em Gestão de Pessoas pela Universidade Potiguar do Rio Grande do Norte, Mestre e bacharel em Teologia pela FATBI e PHD em Ciências Sociais e Religiosa. Atuou nos seguintes cargos: Supervisor de Obras na construtora SERVAZ, Gerente técnico da Construtora Futura Manaus, Coordenador de Produção nas Obras da cidade de Senador Pompeu-CE, Coordenador de Produção na construtora IMOVEST, Gerente de Obras na construtora Habra Engenharia, Coordenador de Produção na SKANSKA, Gerente de Contratos das Obras de Saneamento da COSANPA e Pavimentação do Pará na CMT Engenharia, Secretário de viação e Obras Públicas na Prefeitura Municipal de Marabá-PA, Diretor de Engenharia na Companhia Docas do Estado de São Paulo, Secretário do Estado de Transporte do Pará na SETRAN, Secretário Nacional de Infraestrutura Hídrica e Ministro da Integração Nacional.

Diretoria de Infraestrutura (DIINF)

Carlos Eduardo Bueno Magano – Diretor de Infraestrutura (DIINF)

Graduado e Mestre em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Desempenhou o cargo de Diretor executivo da Gomeatinga Consultoria (1980/2023), Diretor Comercial/Operações na RUMO Logística (1986/2010), Diretor na TEAÇU Armazéns Gerais LTD (2006), Empresário, Diretor e membro do Conselho de Administração da UNIDUTO S/A (2005/2006), Presidente da TEAS S/A (2003-2010), Diretor de Infraestrutura da FIESP (2005), Diretor Administrativo da Companhia Docas do Estado de São Paulo (1995), Engenheiro da Ferrovias Paulista S.A-FEPASA (1979), Chefe do Departamento de Compras da Companhia Goodyear do Brasil (1979) e Engenheiro de Planejamento na Fábrica de Estrutura Metálicas (1980).”

Diretor de Desenvolvimento de Negócios e Regulação (DINEG)

Eduardo Lustoza – Diretor de Desenvolvimento de Negócios e Regulação (DINEG)

Mestre em Engenharia Mecânica, Especializado em Qualidade e Produtividade e Engenharia de Controle da Poluição Industrial, o que permite uma visão holística sobre o Porto de Santos e suas Relações com o Estatuto da Cidade. Quarenta anos de experiências no Porto e Retroporto Santista, dedicados a engenharia e consultoria em especial ao setor ambiental, naval,  logística, qualidade e produtividade, especializações adquiridas em cursos de pós-graduação stricto e lato sensu. Foi homenageado com a Medalha de Honra Mérito de Braz Cubas em 2022, a mais alta comenda do Município de Santos. Nomeado em 2022, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, como Embaixador da Paz pela UPF, entidade com Assento na ONU.

 

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