Perfil da Diretoria Executiva
Fernando Henrique Passos Biral
Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, Fernando Biral especializou-se em Finanças, sendo certificado como CFA®️ Charterholder. Iniciou sua carreira em 1994, tendo atuado como diretor e consultor financeiro em várias companhias. Foi responsável por mais de 20 projetos de reestruturação e planejamento financeiro em organizações como Embratel, Petrobras, Banco do Brasil, Vale, Grupo Pão de Açúcar, Minerva Foods, Vigor, Constellation Oil Services, entre outras. O executivo é professor da FIA-USP, no curso de pós-graduação Latu Sensu, na área de Recuperação Judicial e Fusões e Aquisições. Biral ingressou na SPA em abril de 2019 como diretor Administrativo Financeiro. Teve como missão reestruturar o balanço da companhia, melhorar a geração de caixa, implantar o Plano de Incentivo ao Desligamento Voluntário (PIDV) e trabalhar no equacionamento do plano de previdência (Portus). Desde abril de 2020 é o diretor-presidente da SPA.
Marcus dos Santos Mingoni
Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, com MBA pelo IBMEC/Insper. Executivo com ampla experiência na gestão estratégica de área financeira e administrativa de empresas de grande porte do varejo, indústria e educação, sólida vivência em companhia de capital aberto e operações de M&A (buy/sell side), tendo liderado processos de integração com empresas adquiridas. Comandou Business Unit em expansão, incluindo áreas de TI, Jurídico, RH, Logística e Mídia Digital. Desenvolveu e liderou diversos projetos de redução de custos e otimização de caixa. Mingoni ingressou na SPA em maio de 2020 com a missão de preparar a empresa para a desestatização, consolidando e ampliando as conquistas obtidas e alcançando maior nível de eficiência e rentabilidade.
Marcelo Ribeiro de Souza
Marcelo Ribeiro de Souza é Oficial Superior da Marinha do Brasil (Capitão de Mar e Guerra da Reserva), com 36 anos de experiência profissional advinda, sobretudo, do desempenho dos seguintes cargos: Capitão dos Portos da Capitania dos Portos de São Paulo, de Comandante da Estação Naval do Rio Grande (Base de apoio logístico), de Comandante do Rebocador de Alto-Mar “Trindade” (Navio de busca e salvamento) e de Oficial de ligação da Junta Interamericana de Defesa junto à Organização dos Estados Americanos (OEA) – Washington, DC – EUA, tendo assumido o cargo de diretor de Operações em março de 2019. Ribeiro é doutor em Ciências Navais (Curso de Política e Estratégia Marítimas) – Escola de Guerra Naval; Pós-MBA em Gestão Internacional – Instituto Coppead de Administração, da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Mestre em Ciências Navais (Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores) – Escola de Guerra Naval; e, MBA em Gestão Empresarial – Coppead, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Bruno Stupello
Graduação e pós-graduação (mestrado) em Engenharia Naval pela Escola Politécnica da USP. Atuou como gerente na Verax Consultoria e na Terrafirma Consultoria como gerente e sócio. Stupello ingressou na SPA em abril de 2019 como superintendente de Planejamento Portuário liderando projetos prioritários da atual gestão, tais quais o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) 2020 – 2040 e a nova modelagem de contratos de arrendamento, que resultaram em aumento significativo de receita em 2019. Em março de 2020 assumiu a diretoria de Desenvolvimento de Negócios e Regulação e teve como missão implementar o PDZ, garantir investimentos que promovam o aumento da participação ferroviária no escoamento de cargas do Porto, reestruturar a tabela tarifária e atuar para a conclusão das licitações em curso.
Afrânio de Paiva Moreira Junior
Oficial General da Marinha do Brasil (Vice-Almirante da Reserva), com 43 anos de experiência profissional advinda do desempenho dos seguintes cargos: Diretor de Gestão dos Programas Estratégicos da Marinha; Comandante do 3˚ Distrito Naval; Diretor do Pessoal Militar da Marinha; Comandante do Centro de Instrução Almirante Alexandrino de Alencar; Comandante da Força de Submarinos; Coordenador do Programa de Reaparelhamento da Marinha; Capitão dos Portos de São Paulo; Comandante do Centro de Instrução Almirante Áttila Monteiro Aché; Comandante do Submarino Tupi; Comandante do Rebocador de Alto-Mar Triunfo e Oficial de Standby Arrangments System na Organização das Nações Unidas (ONU) – New York City, NY – EUA. Assumiu o cargo de diretor de Infraestrutura em outubro de 2020. Afrânio é doutor em Ciências Navais (Curso de Política e Estratégia Marítimas) – Escola de Guerra Naval; Mestre em Ciências Navais (Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores) – Escola de Guerra Naval e MBA em Gestão Empresarial – Coppead, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.