Porto de Santos é premiado por desempenho ambiental

Publicado em 10.nov.2017 - 14:48

Codesp recebe prêmio Antaq de Sustentabilidade Ambiental Aquaviária

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), administradora do Porto de Santos, recebeu nesta quinta-feira (09/11), em Brasília, o prêmio Antaq de Sustentabilidade Ambiental Aquaviária. A láurea foi oferecida pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e o Porto de Santos foi o vencedor na modalidade Maior Evolução Anual no Índice de Desempenho Ambiental (IDA) daquela agência reguladora.

O Porto de Santos foi premiado devido à sua evolução no índice verificada na pesquisa feita no 1o semestre de 2017, em relação ao apurado no mesmo período do ano passado. De acordo com a Antaq, o resultado se deve à licença de operação concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), em abril,  a mais importante entre as três modalidades de licença ambiental.

O  índice de Desempenho Ambiental é um ranking que avalia a gestão ambiental em portos organizados. Por meio dele, a Antaq avalia as ações das autoridades portuárias no atendimento da legislação ambiental e a redução dos impactos no meio-ambiente das operações realizadas em suas áreas de administração. Ele leva em conta a existência de licença ambiental, planos de emergência, destinação adequada de resíduos, educação ambiental, segurança do trabalho e monitoramento da qualidade da água.

São 39 os itens avaliados, com diferentes pesos de acordo com metodologia desenvolvida por uma universidade em parceria com a Antaq. Os quesitos são divididos em quatro áreas: econômico-ambiental (incluindo neste ítens como licenciamento ambiental e capacitação dos profissionais), sócio-cultural (ações de Saúde e Educação), físico-química (análises do solo e da água, dentre outros), e biológico-ecológica (monitoramento da fauna, como exemplo).

A entrega da premiação aconteceu na sede da Antaq, em Brasília, e contemplou ainda outras iniciativas ligadas ao setor.


Superintendência de Comunicação Corporativa
Autoridade Portuária de Santos

Av. Conselheiro Rodrigues Alves, s/nº . Macuco . Santos/SP . Brasil
Tel.: +55 (13) 3202-6565
comunicacao.corporativa@brssz.com | www.portodesantos.com.br

Termo de privacidade