Palestras do Minfra e da CGU sobre combate à corrupção marcam a abertura da 1ª Semana de Integridade do Porto de Santos

Publicado em 06.dez.2019 - 12:40

Evento promovido pela Santos Port Authority (SPA) debate ética e transparência

 

Com duas palestras, a Santos Port Authority (SPA) abriu, nesta quinta-feira (05), a 1ª Semana de Integridade do Porto de Santos. Um público de mais de 260 pessoas, entre empregados da SPA e profissionais que atuam no Porto, lotou um dos salões do Concais, terminal de passageiros de cruzeiros marítimos. Interessados nos temas transparência, ética e compliance ouviram sobre ações que estão sendo feitas no âmbito federal para incrementar ações de combate à corrupção.

Ao abrir o evento, o presidente da SPA, Casemiro Tércio Carvalho, enfatizou que a SPA está em um processo de mudança interna e agradeceu o empenho de todos os colaboradores durante o ano. Em seguida, apresentou o lançamento do vídeo institucional de reposicionamento da SPA, em que a Companhia reitera o compromisso com os valores de ética, transparência e eficiência. Veja o vídeo no link ao fim do texto.

Na primeira palestra da programação, a delegada da Polícia Federal e atualmente subsecretária de Governança e Integridade do Ministério da Infraestrutura (Minfra), Fernanda Oliveira, falou sobre a implantação, neste ano, do Programa de Prevenção à Corrupção. Também conhecido como “radar anticorrupção”, o programa busca reforçar as linhas de defesa do Ministério e reprimir as fraudes. No início de outubro, Fernanda e equipe supervisionaram in loco os programas e ações da SPA nesta área. Ontem, ela elogiou a SPA pelo relatório apresentado à subsecretaria sobre as ações promovidas pela Companhia.

Na segunda palestra, o coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e de Prevenção da Corrupção, da Controladoria Geral da União (CGU) – Regional de São Paulo, Márcio Sobral, apresentou o tema “Ética e Integridade”. Sobral destacou os conceitos de ética e corrupção, no campo teórico, e no, campo prático, o trabalho da CGU no fomento à transparência pública e controle social dos recursos públicos. “Integridade é mais do que não cometer atos de corrupção: é fazer a coisa certa”, afirmou.

Nesta sexta-feira (06), as palestras são voltadas aos colaboradores da SPA. No período da manhã, a corregedora do Ministério da Economia e presidente do Conselho Fiscal da SPA, Fabiana Vieira Lima, fala sobre “Sistema de Integridade”. À tarde, serão duas palestras. A gerente do Jurídico Administrativo, Maria Augusta Mendes Gonçalves da Silva, e a gerente de Compras e Suprimentos, Adriana Andrea de Souza Ferreira, discorrem sobre “Integridade nas Contratações”; já o gerente do Jurídico Trabalhista, Aldo dos Santos Ribeiro Cunha, trata do tema “Integridade e Terceirização de Mão de Obra”. As palestras serão no Centro de Treinamento da SPA.

Link do vídeo: https://youtu.be/svB6YX8wGWE

Fernanda Oliveira, delegada da Polícia Federal e subsecretária de Governança e Integridade do Ministério da Infraestrutura.

 

Márcio Sobral, coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e de Prevenção da Corrupção, da Controladoria Geral da União.


Termo de privacidade