Atrações do 2º festival Porto Cidade já estão definidas

Publicado em 22.jan.2021 - 17:52

Evento comemora 129 anos do Porto de Santos e será online devido pandemia

 

O 2º Festival Porto Cidade já tem sua programação definida. A Santos Port Authority (SPA), promotora do evento, preparou uma série de atrações que serão transmitidas online pelo Youtube (www.youtube.com/SantosPortAuthority) em comemoração aos 129 anos do Porto de Santos, no dia 2 de fevereiro. Será gratuito e totalmente virtual, devido à pandemia.

A transmissão começa às 12h50, com a abertura e, em seguida, às 13h, live com a nadadora Ana Marcela, campeã mundial de águas abertas e promessa de medalha para o Brasil na Olimpíada de Tóquio. Ana Marcela falará da carreira, vida, preparação para o evento que fará neste ano no canal do Porto e, claro, sobre as expectativas para os jogos olímpicos, previstos para agosto. Ana é uma das principais atletas brasileiras e é patrocinada pela SPA. Realizará neste ano dois desafios de natação no canal de navegação do Complexo Portuário, sendo um deles aberto para participação do público.

Às 13h45, vai ao ar o especial “Apaixonados por esporte – corridas de rua”, produção da organizadora da Meia Maratona de Santos. A prova tem previsão de voltar em 2021, levando milhares de atletas às ruas da cidade, com patrocínio da SPA.

Em seguida, às 14h05, a SPA transmitirá performances finalistas do Festival de Cenas Teatrais (Fescete) de 2020, evento que há mais de 20 anos promove a formação de novos talentos e o intercâmbio cultural entre profissionais das artes e público. É o “Teatro em casa”, com as peças “Claro”, da Companhia Sobreviventes da Cultura, e “Do que virou fumaça”, da Utópica Companhia Teatral.

O meio ambiente também será tema. A partir das 14h30, o programa Santos Lixo Zero apresenta a palestra “Economia Circular na Prática”, sobre reciclagem e reaproveitamento. Às 15h05, o Mantas do Brasil traz programação infantil com “As aventuras de Birostrinho e sua turma”, atração que mistura conceitos de preservação do ecossistema marinho e interação com a garotada.

A programação fecha com show musical do cantor e multi-instrumentista Digo Maransaldi, atração do Santos Jazz Festival. A programação será transmitida no canal da SPA.

Concurso de fotografia

Até o dia 31, acontece o Concurso de Fotografia Porto-Cidade. As fotos publicadas no Instagram com a hashtag #FestivalPortoCidade2021 serão avaliadas por dois renomados fotógrafos convidados pela SPA, Marcelo Justo e Fernanda Luz, e pela jornalista e co-fundadora da plataforma independente Juicy Santos, Flávia Saad.

Eles farão a curadoria das fotos e elegerão as 3 melhores, de acordo com os critérios do regulamento que você encontra aqui (https://www.portodesantos.com.br/wp-content/uploads/relatorio_sustentabilidade2019_porto_de_santos_2312120_interativo_v03_fullscreen.pdf). As imagens vencedoras serão expostas no Instagram e Facebook da SPA bem como no Instagram do Juicy Santos, que conta com 60 mil seguidores. A primeira colocada ficará por uma semana como destaque no novo site do Porto de Santos, recém-lançado.

Conheça mais sobre os curadores do concurso

Marcelo Justo

Jornalista de formação e fotógrafo com 20 anos de experiência, atuou como repórter-fotográfico e editor na Folha de S. Paulo. Atualmente é fotógrafo independente para os principais veículos de imprensa, como os jornais Folha de S. Paulo, Valor Econômico, o portal UOL e as revistas Veja SP e Carta Capital.
Tem seu portfólio retratos de grandes personalidades nacionais e internacionais, como Mark Zuckerberg e Barack Obama.

Formado em Comunicação Social pela Universidade Santa Cecília, em Santos, iniciou a carreira em 1998, no Diário do Litoral, tendo feito trabalhos para o antigo Diário Popular. Trabalhou no extinto jornal Expresso Popular e em A Tribuna.

Antes de se tornar fotógrafo profissional, trabalhou como conferente de cargas no Porto, onde levava a câmera escondida. “Queria mostrar o Porto como monumento, seus enormes guindastes, navios etc. Depois comecei a perceber toda a movimentação dos trabalhadores e dar lugar a um lado mais humanista em minhas fotos”.

Fernanda Luz

Nascida em Santos, Fernanda Luz é graduada em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos. Com mais de 15 anos de carreira, trabalhou nos jornais Diário do Litoral, no extinto Comércio da Franca, A Tribuna, Expresso Popular e AT Revista. Atualmente colabora com O Estado de S. Paulo, agências EFE e Agif, além de realizar trabalhos em eventos e corporativo. Tem fotos publicadas nos principais sites e jornais do País, além de veículos do exterior. Realizou exposição individual em 2017, com as principais fotos feitas em 10 anos de trabalho em um dos jornais mais antigos em atividade no País.

O Porto de Santos sempre esteve presente em sua vida e na de sua família. O pai, Plínio Cardoso, foi funcionário da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) desde o fim da década de 60 e se aposentou na empresa, após 25 anos de trabalho. “Ele adorava o Porto e tinha um carinho especial pela empresa”, diz Luz.

Flávia Saad

Jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo e com MBA em Gestão de Marketing pela Esamc Santos, tem mais de 15 anos de carreira em jornalismo. Trabalhou em redações em São Paulo (editoras Abril e Símbolo) e Santos (Jornal A Tribuna) por 10 anos antes de fundar, com Ludmilla Rossi (Mkt Virtual), o Juicy Santos, plataforma referência em jornalismo independente na Baixada Santista desde 2011 (www.juicysantos.com.br). Além do site, o Juicy Santos hoje atua em diversas frentes de negócio, como produtos afetivos, e-commerce, eventos e experiências. O Juicy Santos, em 2020, conta com mais de 150 mil seguidores em suas redes sociais, movimentando a região com conteúdo de qualidade e transformador sobre a cidade de Santos e a região da Baixada Santista, on e offline.

 


Superintendência de Comunicação Corporativa
Autoridade Portuária de Santos

Av. Conselheiro Rodrigues Alves, s/nº . Macuco . Santos/SP . Brasil
Tel.: +55 (13) 3202-6565
comunicacao.corporativa@brssz.com | www.portodesantos.com.br

Termo de privacidade