Ministros da Saúde e Infraestrutura participam de ato simbólico de início da vacinação dos trabalhadores portuários

Publicado em 27.maio.2021 - 16:06

Dia 1º de junho começam a ser vacinados os trabalhadores portuários de Santos

 

Os ministros da Saúde, Marcelo Queiroga, e da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, estiveram na sede da Autoridade Portuária de Santos, hoje (27), participando do ato simbólico de início da vacinação dos trabalhadores portuários de todo o País. A Autoridade Portuária de Santos foi escolhida para sediar o evento por ser o local onde o Governo Federal deu início ao novo calendário de vacinação dos portuários.

Durante o ato simbólico foram vacinados 26 trabalhadores portuários, sendo 8 avulsos, selecionados pelo Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo), 8 vinculados aos terminais portuários, selecionados pelo Sindicatos dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp), e 10 empregados da Santos Port Authority (SPA).

O ministro Marcelo Queiroga vacinou os dois primeiros trabalhadores avulsos que exercem a função de estivador: Jefferson Demetrio da Fonseca e Noemio Carnevale Pompeu. O cronograma de vacinação para os demais portuários do Estado de São Paulo segue, oficialmente, a partir do dia 1º de junho.

Queiroga disse que o compromisso do Ministério da Saúde é acelerar a campanha de vacinação no Brasil, para que até o fim do ano toda a população já esteja vacinada.  “O presidente Jair Bolsonaro encaminhou uma medida provisória ao Congresso Nacional alocando R$ 20 bilhões para aquisição de vacinas e nós já temos mais de 600 milhões de doses acertadas para que esse compromisso se materialize. No mês de junho, superaremos mais de 100 milhões de doses de vacinas distribuídas com os estados e municípios”, revelou o ministro da Saúde.

O ministro Tarcísio Freitas destacou o esforço dos trabalhadores portuários durante a pandemia. “Os portos continuaram funcionando e possibilitando as transações com o mundo. Tivemos ano passado uma safra recorde de 1,150 bilhão de toneladas e o escoamento da parcela destinada à exportação só foi viabilizado porque em nenhum momento os trabalhadores portuários se furtaram ao trabalho”, comentou o ministro. E complementou: “Fazer a vacinação hoje é uma forma de homenagear profissionais que mesmo diante de uma pandemia continuam fazendo o melhor pelo Brasil”.

O presidente da SPA, Fernando Biral, ressaltou que a viabilização da vacinação dos trabalhadores portuários só foi possível “devido à união e empenho incansáveis dos ministros da Infraestrutura e Saúde e de toda a comunidade portuária, sobretudo dos trabalhadores, que se dedicaram dia e noite para que Santos continuasse operando sem interrupções”. Biral agradeceu, também, a todos que acreditaram na importância da categoria para que o abastecimento interno e o comércio exterior não parassem. “Essa categoria liderou as recentes discussões junto às autoridades para que pudéssemos estar reunidos hoje aqui. Por isso, nada mais justo que fossem repriorizados no Programa Nacional de Imunização”, afirmou.

O presidente da SPA destacou, também, todas as medidas preventivas implementadas no Porto de Santos pela SPA, terminais e operadores portuários, desde março do ano passado, visando a garantir e proteger a saúde dos empregados da Autoridade Portuária e dos demais trabalhadores portuários, antes mesmo dos primeiros reportados.

O Prefeito de Santos, Rogério Santos, também deixou sua homenagem aos trabalhadores portuários da Baixada Santista e em especial aqueles que atuam em Santos.

Serão distribuídos lotes para a primeira dose de 100% dos portuários, segundo informações do Ministério da Saúde. Essa categoria profissional responde por atividade definida como essencial durante a pandemia e já integrava a lista de grupos considerados prioritários pelo Ministério da Saúde na vacinação contra a covid-19.

Estiveram presentes, também, à solenidade o senador Wellington Fagundes; a deputada federal Rosana Valle; o deputado estadual tenente Coimbra; o prefeito de Guarujá, Valter Sumam; e o tenente-coronel Dayve Morais Piva, comandante da Base Aérea de Santos.

Foto: Ricardo Botelho/Minfra


Superintendência de Comunicação Corporativa
Autoridade Portuária de Santos

Av. Conselheiro Rodrigues Alves, s/nº . Macuco . Santos/SP . Brasil
Tel.: +55 (13) 3202-6565
comunicacao.corporativa@brssz.com | www.portodesantos.com.br

Termo de privacidade