As tarifas cobradas pela Autoridade Portuária destinam-se a permitir a justa remuneração do capital, o melhoramento e a expansão dos serviços e assegurar o equilíbrio econômico e financeiro da empresa. As tarifas portuárias são organizadas em um conjunto de tabelas correspondentes a cada um dos tipos de serviços prestados pela APS no atendimento aos armadores, operadores portuários e demais requisitantes:
Periodicamente, a APS elabora as propostas de reajuste ou revisão tarifária, conforme metodologia estabelecida pela Antaq, e as encaminha para análise e aprovação da Agência.
A Antaq analisa as propostas recebidas, podendo interromper o processo de análise para solicitar informações e esclarecimentos adicionais que julgar necessários. Concluído o processo de análise, e havendo aprovação dos pleitos, os reajustes e revisões tarifárias são comunicados pela Antaq ao poder concedente e ao Ministério da Economia.
As tabelas tarifárias do Porto de Santos, bem como resoluções, portarias, normas e demais regramentos relacionados à sua aplicação podem ser consultados abaixo.
+ Tabelas de tarifas
+ Resoluções, Normas e Portarias
+ Regramentos e outros materiais de referência