Inicio do Menu


Inicio do conteudo

Pinacoteca recebe exposição de painéis fotográficos sobre o Porto de Santos

Publicado em 29.jun.2017 - 09:48

125 anos do Porto de Santos , 125 fotografias mobile

Após uma temporada em exibição no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), durante o Festival Latino Americano de Mobgrafias (FLAMOB-2017), as 125 imagens retratando o Porto de Santos, selecionadas durante a ação fotográfica #TUportocidade ganharam impressão em painéis e farão parte de uma exposição que será realizada no Salão Nobre da Pinacoteca Benedicto Calixto, de 06 a 16 de julho, sempre das 9 às 18 horas. A vernissage ocorrerá no dia 05 de julho, às 19 horas, e será aberta aos colaboradores da empresa .

A mostra, aberta ao público, é resultado de uma parceria entre a TUmobgrafia e a Codesp e reunirá os olhares de 109 fotógrafos profissionais e amadores – entre eles colaboradores da Companhia – que capturaram, com seus celulares, smartphones e tablets, elementos fotográficos relativos ao Porto de Santos, além de cenas focadas na relação de interdependência que ele desenvolveu com a Cidade e seus munícipes nos últimos anos.

Além de possuir relevante importância histórica e econômica para o Brasil, a zona portuária é rica em elementos fotográficos. O desafio proposto aos fotógrafos profissionais e amadores que participam do grupo da TUmobgrafia no Facebook foi o de, além de capturar belas imagens com seus aparelhos móveis, buscar um novo olhar sobre o Porto e suas atividades; e sobre como se desenvolve a sua influência no cotidiano da população santista.

Assim, os “TUmobs” saíram pelas ruas e avenidas de Santos atrás de cenas, situações e personagens que pudessem representar traços, fractais imagéticos do Porto de Santos e suas adjacências, além das áreas da cidade influenciadas diretamente pela sua presença.

Com seus smartphones, clicaram personagens; cenários do trabalho em retíficas de contêineres e terminais de estocagem; registraram a movimentação de navios no canal de navegação e na entrada da baía de Santos.

“Nós criamos o projeto #TUportocidade em fevereiro deste ano, respondendo a um convite dos nossos amigos e parceiros da MOBgraphia Cultura Visual”, explica o fotógrafo Tom Leal. Ele, em parceria com o fotógrafo André Luiz Saleeby e o jornalista Maurício Businari, idealizou e administra a TUmobgrafia . “A MOBgraphia é a organizadora do Festival Latino Americano de Mobgrafias (FLAMOB), que neste ano chegou à quarta edição. Eles nos convidaram a criar dois projetos de exibição audiovisual de fotografias mobile, a serem apresentados de forma contínua, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo”.

“Durante cerca de 30 dias, enquanto durou o FLAMOB, o público que compareceu ao MIS pôde entrar em contato com o nosso trabalho e conheceu um pouco sobre o olhar de cada um dos “TUmobs” selecionados para o projeto”, afirma o fotógrafo André Luiz Saleeby.

“O resultado final do trabalho coletivo dos fotógrafos selecionados – amparados pelas iniciativas que foram geradas por meio de parcerias entre TUmobgrafia , Codesp, MOBgraphia, Flamob, MIS e Pinacoteca de Santos – pode ser conferido na expo #TUportocidade”, completa o jornalista Maurício Businari. “Ao longo dos meses em que durou a ação recebemos mais de mil imagens e o trabalho de curadoria exigiu dois dias de trabalho da equipe. Foi um projeto audacioso e que agora culminará com a inclusão das 125 imagens escolhidas no acervo cultural permanente da Codesp”.


Termo de privacidade