Com patrocínio da Codesp, grupo Guerreiros Sem Armas promove ação em bairros de Santos e São Vicente
Publicado em 25.jul.2017 - 11:05
Mutirão social tem participação de jovens de 20 países
O grupo Guerreiros Sem Armas, mantido pela Organização Não-Governamental (ONG) santista Instituto Elos, promoveu nesta semana – entre 22 e 25 de julho – o mutirão “Mão na Massa”. A ação ocorreu nos morros Mont Serrat e São Bento, em Santos, e no bairro México 70, em São Vicente. A atividade conta com o patrocínio do Porto de Santos, por meio da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).
“É um grande prazer representar o Porto de Santos, novamente patrocinando esse importante evento”, disse o presidente da Codesp, José Alex Oliva. Segundo ele, a presença da Codesp faz parte de um dos objetivos da empresa, que é promover o bem-estar na baixada santista: “o patrocínio é uma de nossas principais ferramentas, pois é a nossa forma de lembrar que o porto está no dia-a-dia de todos – não apenas na Economia, mas também na Educação, na vida e na Cultura da Baixada Santista”, disse José Alex.
O mutirão é uma atividade que conta com a participação de 58 jovens de 20 países. Eles estão em Santos desde o dia 3 de julho participando do programa Guerreiros Sem Armas. São atividades de transformação física e social diversas que envolvem também a participação dos moradores das localidades onde elas acontecem.
No próximo sábado, 29 de julho, acontece o chamado Encontro de Re-evolução, que vai avaliar as atividades desenvolvidas durante o período do mutirão. É um evento aberto todos os interessados em conhecer mais sobre o programa. A reunião será das 10 às 17h30 na Escola Rubens Lara, que fica na Rua Lucinda de Matos nº 293, no Morro da Nova Cintra, em Santos.
Este é o 2º ano consecutivo que a Codesp patrocina o programa Guerreiros Sem Armas. Ele faz parte do conjunto dos incentivos artísticos, culturais, sociais e esportivos que a Companhia Docas promove em 2017. Estão sendo beneficiados também:
– Programa Mantas do Brasil, do Instituto Laje Viva. O projeto visa a preservação da maior espécie de arraia do mundo (Manta birostris), além da preservação e a conscientização acerca do Parque Estadual Marinho da Laje de Santos;
– Descida das Escadas de Santos, evento esportivo que aconteceu em abril deste ano;
– Santos Jazz Festival, festival de música realizado neste mês de julho;
– Pinacoteca Benedicto Calixto, importante espaço cultural da cidade de Santos, que dentre outras exposições e apresentações musicais e teatrais, abre nesta semana a Exposição “Visualidades Contemporâneas do Porto de Santos (a partir de quinta-feira, 27 de julho);
– Coral Infantil Porto dos Anjos: o projeto divulga o repertório erudito e folclórico de canto coral infantil, fornecendo bolsas de estudo a crianças em situação de risco, que estudam música e realizam apresentações. Este projeto recebe pela primeira vez o patrocínio da Codesp.
Desde 2014, a Codesp investe em patrocínios de caráter institucional para projetos culturais e esportivos, por meio das leis de incentivo fiscal (Lei Rouanet e de Incentivo ao Esporte), e para projetos sociais e ambientais, com recursos próprios. Estes investimentos buscam aprimorar e promover a imagem do Porto de Santos.