Campanha Educativa no Maio Amarelo é sucesso no Porto e na cidade de Santos

Publicado em 07.maio.2018 - 09:34

Mais de 800 motoristas participaram do projeto Trânsito Livre de Drogas #euapoio

A cidade e o Porto de Santos foram palco, nos dias 2, 3 e 4 de maio, de uma ação pioneira no Estado de São Paulo, envolvendo campanha educativa denominada Trânsito Livre de Drogas #euapoio, que abordou 844 motoristas voluntários, com o objetivo de conscientizá-los sobre o perigo de dirigir sob o efeito de substâncias psicoativas.

A campanha foi idealizada pelo Maxilabor Diagnósticos, laboratório de análises toxicológicas e, na área do Porto Organizado, contou com o apoio da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) que disponibilizou integrantes de sua Guarda Portuária para abordagem aos motoristas.

A Codesp, desde o ano passado, vem desenvolvendo ações de conscientização dentro do Maio Amarelo, instalando outdoors com mensagens alusivas aos cuidados no trânsito para redução de acidentes. Além disso, distribuiu milhares de adesivos alusivos ao tema, promoveu palestras dirigidas ao público interno, com instrutores da Polícia Rodoviária Federal, e instalou mais de 30 placas com sugestões de ações preventivas, estrategicamente colocadas em locais de maior afluxo de funcionários, no entorno dos edifícios administrativos da Codesp. Também sinalizou os gates da Codesp, com mensagens aos motoristas de caminhões, reforçando a importância da prevenção. Outra ação foi a distribuição de adesivos para painel, afixados em todos os veículos da Guarda Portuária e a serviço da Codesp.

O Maxilabor desenvolveu o KIT PRESTO SALIVA SEM ÁLCOOL, sob a supervisão do Prof. Dr. Anthony Wong, diretor médico-científico, que utilizou tecnologia nacional em um equipamento capaz de detectar até 4 grupos de substâncias como: cocaína e derivados, anfetaminas, metanfetamina e opioides, entre outros, em cerca de 3 minutos. Registrado e aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é altamente indicado no pós-acidente, em blitz, entre outros.

Durante a campanha no Porto, nos dias 2 e 4, guardas portuários abordaram 459 motoristas de caminhões, carros e motos nas avenidas Augusto Barata e antiga Perimetral. Dos abordados, apenas 18 motoristas se negaram a participar da ação, que também previa a realização de um teste rápido de drogas, totalmente voluntário e anônimo, por meio da coleta de saliva. Deste total, 20 motoristas assumiram o uso de alguma substância e 35 eram mulheres.

Na cidade, no dia 3, a ação foi realizada no Bolsão de Estacionamento do Emissário Submarino e contou com o apoio da Polícia Militar e da CET, que ficou responsável pela abordagem dos veículos. Foram parados 385 veículos entre carros, motos e bicicletas, sendo que 30 se recusaram a realizar o teste e 6 assumiram o uso. 100% das pessoas que se negaram a participar da campanha são homens e o horário da negativa se deu entre 10 e 15 horas. Participaram, também, 20 mulheres e 50 motos.

A equipe de abordagem do Maxilabor  se surpreendeu com o apoio não só dos motoristas, mas também dos transeuntes que passaram pelos locais da campanha. No Porto, além dos abordados, outros motoristas pararam espontaneamente para participar do teste. Na cidade, aqueles que passavam pelo local da ação queriam informações e concordavam com a importância deste tipo de conscientização.

“Apesar de termos mais um dia de campanha na cidade de Santos, podemos dizer que a ação foi um sucesso”, diz o diretor médico-científico do Maxilabor, Prof. Dr. Anthony Wong. “Nosso objetivo, além da conscientização, é conhecer o resultado dos testes para apresentá-lo às autoridades de trânsito”. O diretor também informa, que os testes realizados na ação serão analisados no Maxilabor e o resultado oficial será divulgado para os parceiros da campanha: Porto de Santos, Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, CET-Santos, Prefeitura de Santos, Revista Caminhoneiro, Rádio Capital e Trucão Comunicações.

A campanha Trânsito Livre de Drogas #euapoio continua, nesta segunda-feira (7/5), na Avenida Rangel Pestana, 184 (baia em frente à Arena Santos), das 10 às 18 horas.

Para dar continuidade às ações do Maio Amarelo, o Prof. Dr. Anthony Wong ministrará a palestra Drogas mais usadas entre condutores e métodos eficazes de detecção, no dia 24, nas dependência da Codesp.

KIT PRESTO SALIVA SEM ÁLCOOL

O teste KIT PRESTO SALIVA SEM ÁLCOOL, é rápido, não invasivo e capaz de identificar a exposição ou ingestão de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas em curto espaço de tempo. A coleta, totalmente assistida pela equipe do Maxilabor, pressupõe que o motorista mastigue, por um minuto aproximadamente, um chumaço de poliéster. Na sequência, a saliva coletada é inserida no tubo com um líquido reagente e depois no equipamento, lacrando-o totalmente e tornando-o inviolável.

Campanha Trânsito Livre de Drogas #euapoio em números

Total de abordagens – 844

Total de abordagens no Porto – 459

Total de abordagens na Cidade –385

Total de recusa no Porto – 18

Total de recusa na Cidade – 30

Total de mulheres no Porto – 45

Total de mulheres na Cidade – 20

Total de motos no Porto – 34

Total de motos na Cidade – 50

Total de cidadãos que assumiram o uso no Porto – 20

Total de cidadãos que assumiram o uso na Cidade – 6


Superintendência de Comunicação Corporativa
Autoridade Portuária de Santos

Av. Conselheiro Rodrigues Alves, s/nº . Macuco . Santos/SP . Brasil
Tel.: +55 (13) 3202-6565
comunicacao.corporativa@brssz.com | www.portodesantos.com.br

Termo de privacidade