Temporada de cruzeiros no Porto de Santos termina com mais de 500 mil passageiros
Publicado em 11.abr.2019 - 10:34
A temporada 2018/2019 de cruzeiros marítimos no Porto de Santos termina no próximo sábado, dia 13 de abril, com a passagem de mais 500 mil passageiros pelo cais santista, segundo levantamento feito pela gerência de estatísticas da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp). A última atracação programada é do navio Sirena, da Oceania Cruises, com cerca de mil pessoas a bordo, entre passageiros e tripulantes. Sem contar esta última escala, nesta temporada, de novembro de 2018 a março de 2019, foram 98 viagens de navios cruzeiros realizadas, contabilizando 569.523 passageiros (embarcados e desembarcados) no terminal Giusfredo Santini. O número supera o da temporada anterior, quando foram recebidos 88 cruzeiros e 530 mil passageiros.
Os destaques do período foram os cruzeiros temáticos, sejam de empresas que promoveram viagens como prêmio de metas a seus colaboradores, seja de artistas, como do cantor Wesley Safadão (que abriu a temporada em novembro, no navio MSC Fantasia) e do cantor Roberto Carlos e seu tradicional cruzeiro “Emoções em Alto Mar”.
A expectativa é de que a próxima temporada seja maior, com aumento no número de escalas de navios. Para o melhor atendimento aos turistas, a Codesp sempre determina a prioridade de atracação dos navios de passageiros, facilitando a logística de pessoas e bagagens entre o terminal e o cais, bem como a Guarda Portuária intensifica a atuação na orientação de trânsito de veículos na região portuária.
Sobre o Porto de Santos
Localiza-se a apenas 70 quilômetros da região mais industrializada do Hemisfério Sul e também do maior mercado consumidor e produtor da América Latina, a Grande São Paulo, onde vivem mais de 20 milhões de pessoas. Cerca de 90% da base industrial do Estado de São Paulo localiza-se a menos de 200 quilômetros do Porto de Santos.
O Porto de Santos é também a principal porta de saída da produção agropecuária brasileira, sendo o maior exportador de açúcar, suco de laranja e café em grãos do mundo, destacando-se também a soja, o milho. É ligado aos principais estados produtores – São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás -, que concentram mais de 60% do PIB nacional, por meio de ampla rede de rodovias, ferrovias e hidrovia. O Porto de Santos movimenta cargas de todos os estados brasileiros e é o, o álcool, automóveis e produtos industrializados em geral.
Sua área útil totaliza 7,8 milhões de metros quadrados e seu canal de navegação, com profundidade de 15 metros e largura de 220 metros (trecho mais estreito), possui 55 terminais marítimos e retroportuários, localizados em duas margens, uma no município de Santos (direita) e outra no de Guarujá (esquerda). Para atracação de navios conta com uma extensão de cais de quase 16 quilômetros, que contempla 66 berços de atracação. Para armazenamento de granéis líquidos conta com uma capacidade de, aproximadamente, 700 mil m³ e para granéis sólidos, instalações para acondicionar mais de 2,5 milhões de toneladas.
Para saber mais:
www.portodesantos.com.br
www.facebook.com/portofsantos
www.instagram.com/codespoficial
www.twitter.com/codespoficial
www.linkedin.com/company/codesp-portodesantos/