Inicio do Menu


Inicio do conteudo

Autoridade Portuária e sindicatos discutem campanha salarial

Publicado em 16.maio.2019 - 17:14

Uma nova rodada de negociações entre a Autoridade Portuária de Santos e representantes dos sindicatos de categorias da companhia ocorreu na tarde de hoje (16.05), no Centro de Treinamento da empresa.

O diretor de Administração e Finanças, Fernando Biral, abriu a reunião detalhando a situação financeira da empresa, inclusive dimensionando o resultado negativo previsto para os próximos dois anos, mesmo sem considerar despesas como a dívida com o Portus, que a empresa deverá assumir, e o gasto previsto com o Plano de Desligamento Voluntário.

O diretor antecipou aos sindicalistas números que seguirão para o Governo Federal e comentou que o déficit projetado para 2020 é relevante, devido ao fato de a empresa assumir as despesas de dragagem sem mais contar com aporte da União.

Por outro lado, destacou os créditos que a empresa tem a receber, mas que ainda aguardam definição de prazos e valores.  Explicou que a dívida da Libra, em face da recuperação judicial, deverá demandar muitos anos para ser saldada, sem garantia concreta de resgatar os valores integrais.

De toda forma, a Autoridade Portuária assumiu que encaminhará uma nova proposta à Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), melhorando as bases da proposta inicial. O órgão precisa aprovar a nova versão para que se encaminhe aos sindicatos.

Os sindicatos insistem na manutenção do acordo coletivo e na aplicação do índice de aumento retroativo à data-base.

O encontro foi marcado por um clima amistoso entre as partes. Mais uma vez a postura de transparência e negociação foi destacada. Os sindicatos vão aguardar a apresentação da nova proposta, prevista para ser encaminhada até dia 20 próximo para, então, submeter em assembleia para avaliação da categoria.


Termo de privacidade