Presidente da Autoridade Portuária fala à Amcham sobre Cenário Econômico e Infraestrutura Logística no Brasil

Publicado em 23.maio.2019 - 11:52

O diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos (Codesp), Casemiro Tércio Carvalho, participou na manhã desta quinta-feira (23/05) da reunião especial promovida pela Câmara Americana de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham) sobre Supply Chain, em São Paulo.

Convidado a falar no painel “Cenário Econômico e Infraestrutura Logística no Brasil”, Tércio destacou o sucesso dos 23 leilões federais de ativos portuários, aeroportuários e ferroviário realizados desde o início do ano. E falou das novas oportunidades de mercado. Há dois editais na rua para arrendamento de áreas no Porto de Santos que irão a leilão no dia 9 de agosto, além de outros que estão em estudo para serem lançados em breve. Ainda, a Autoridade Portuária está preparando a modelagem para concessão do canal de navegação.

Tercio afirmou, também, que o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto de Santos (PDZ) terá como mantra “condensar e concentrar”. “A lógica portuária mundial é de grandes portos e grandes players. Em Santos não será diferente”, afirmou. O novo PDZ deve ser elaborado em até dez meses, mas a Autoridade Portuária pretende finalizá-lo até dezembro.

Uma das principais mudanças da nova gestão comandada por Tércio é ir além do papel de provedor de infraestrutura no cais. Começa bem antes, no desenho do atendimento das cadeias produtivas de forma integrada, indo até a carga. “Quais são suas dores?”, questionou ao público que lotou a sala. Citou como exemplo a celulose. O caminho mais curto entre as plantas de celulose e o litoral é o Porto de Santos, mas hoje Santos só captura 50% da carga. “O complexo portuário santista perde carga e nós vamos buscá-la”. Também participou do painel o economista Silvio Campos, da Tendências Consultoria. Mediou o debate Marcelo Frias, da Amcham.


Superintendência de Comunicação Corporativa
Autoridade Portuária de Santos

Av. Conselheiro Rodrigues Alves, s/nº . Macuco . Santos/SP . Brasil
Tel.: +55 (13) 3202-6565
comunicacao.corporativa@brssz.com | www.portodesantos.com.br

Termo de privacidade