Autoridade Portuária colabora para operação de retirada de baleia no Porto de Santos
Publicado em 17.jun.2019 - 18:34
Técnicos do setor de meio ambiente da Autoridade Portuária de Santos acompanharam na tarde de hoje (17.06) equipes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), do Gremar – Resgate de Animais Marinhos – e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), para monitorar a presença de uma baleia avistada no trecho do estuário no Porto de Santos.
A Autoridade Portuária ofereceu apoio logístico para a realização da operação, que foi também acompanhada por embarcação da Capitania dos Portos do Estado de São Paulo. O biólogo Bruno Takano, supervisor da gerência de Meio Ambiente da Autoridade Portuária, informou que a empresa colaborou para garantir a integridade do cetáceo durante sua incursão pelas águas do Porto de Santos: “Não podemos garantir o motivo que levou a baleia a ingressar no estuário. Tanto pode ser um comportamento natural, uma vez que estuários representam fonte de alimento e águas abrigadas, como em virtude da presença de embarcações na baía de Santos”, explicou Takano, garantindo que, sempre que ocorrer um avistamento na área do porto, a Autoridade Portuária atuará no sentido de manter ao máximo a segurança do animal. Segundo Takano, é incomum a presença de baleias no canal do Porto.
A operação de hoje foi deflagrada às de 11 horas e seguiu até as 15 horas. Cerca de 40 minutos após a embarcação deixar o cais, a baleia foi localizada próxima ao canal de Bertioga, seguindo, então, em direção à saída do canal do estuário. Com o apoio da lancha da Capitania dos Portos, as embarcações que se encontravam nesse trajeto foram orientadas a se deslocarem, permitindo a livre passagem da baleia, que rumou de volta à baía de Santos.
A Capitania dos Portos chegou a suspender as manobras de navios das 13h27 às 14h40, bem como a travessia das balsas entre Santos e Guarujá.