Autoridade Portuária conclui 1ª etapa para doação de estudos para concessão do canal

Publicado em 12.jul.2019 - 18:42

O chamamento público para recebimento de estudos para auxiliar na elaboração de eventual edital de concessão do canal do Porto de Santos teve a adesão de 14 empresas. A 1ª etapa do processo, a solicitação de autorização da Autoridade Portuária de Santos para a doação de estudos, terminou nesta quinta-feira (11.07).

O chamamento, que engloba levantamentos, investigações e estudos técnicos sobre o estuário de Santos, é considerado o primeiro passo para a eventual concessão do canal de acesso e navegação, um dos projetos fundamentais para aumentar a eficiência do Porto de Santos. Os estudos auxiliarão na modelagem da eventual concessão do canal, trabalho em curso na Companhia.

A Autoridade Portuária vai publicar, em até 15 dias, quais empresas estarão autorizadas a realizar os estudos. Elas terão 100 dias corridos para apresentar os estudos à Autoridade Portuária. A autorização, bem como os estudos, não traz qualquer ônus ou obrigação à Companhia.

A perspectiva da Companhia é lançar em 2020 o edital para a concessão de, ao menos, o canal de acesso ao Porto, devendo abranger, no mínimo, as seguintes atividades: dragagens de manutenção e aprofundamento, bacias de evolução e berços de atracação; batimetrias e homologação das profundidades junto às autoridades competentes; serviço de rebocadores; monitoramento ambiental e remediação; atendimento de emergências; sinalização e balizamento; e Vessel Traffic management Information System – Sistema de Informação e Gerenciamento do Tráfego de Embarcações.


Superintendência de Comunicação Corporativa
Autoridade Portuária de Santos

Av. Conselheiro Rodrigues Alves, s/nº . Macuco . Santos/SP . Brasil
Tel.: +55 (13) 3202-6565
comunicacao.corporativa@brssz.com | www.portodesantos.com.br

Termo de privacidade