Inicio do Menu


Inicio do conteudo

Santos Port Authority apoia realização de hackathons

Publicado em 25.nov.2019 - 14:25

Eventos têm apoio da SPA para desenvolvimentos de projetos ligados ao setor portuário

 

A Santos Port Authority (SPA) está apoiando a realização de dois hackathons, maratonas voltadas ao desenvolvimento tecnológico de soluções para o setor portuário. Direcionados ao desenvolvimento tecnológico de soluções para o setor portuário, os hackathons são uma das metas anunciadas no início da atual gestão da SPA para trazer inovações e soluções criativas e futuramente desenvolver um projeto de incubadoras de startups nas instalações das antigas oficinas da Companhia.

Nos dias 7 e 8 de dezembro ocorrerá a Porto Hack Santos, um super hackathon com a maior premiação em dinheiro já paga no país. O evento, realizado pela Associação Brasileira de Terminais e Recintos Portuários (Abtra), reunirá 60 participantes, distribuídos em 10 equipes. Cada uma deverá ser formada por seis tipos de especialistas: negócios (especialista do porto); marketing/vendas; product owner/service desing; desenvolvedor front end UX/UI; desenvolvedor backend; e um especialista em blockchain, inteligência artificial ou IoT (internet das coisas). Antes, no dia 6, haverá uma solenidade e palestra de abertura.

Serão 30 horas para desenvolvimento de projetos para elevar a transformação digital do maior porto da América Latina a um novo patamar de inovação. A premiação é de R$ 60 mil para a equipe campeã e R$ 12 mil para a equipe vice-campeã. Nesta terça-feira (26), às 14 horas, ocorrerá reunião preparatória para o evento, no auditório da Alfândega de Santos.

O Porto Hack Santos, que é organizado pela Zero Treze Innovation Space, faz parte das ações de comemoração dos 30 anos da Abtra, com o objetivo de elevar a transformação digital do Porto de Santos a um novo patamar de inovação.

O presidente da SPA, Casemiro Tércio Carvalho, enfatiza que o envolvimento da SPA mostra seu alinhamento com os interesses regionais e com a busca de soluções inovadoras para o complexo portuário. “Com isso fomentamos novos postos de trabalho que envolvam maior qualificação da mão de obra para atuar com tecnologias mais avançadas”, afirma.

Essa é a segunda iniciativa na área de inovação que a SPA apoia neste ano. Nos dias 26 e 27 de outubro foi realizada a 5ª Edição do Desafio Startup Cidadã, dentro da 5ª Semana Municipal da Ciência e da Tecnologia de Santos. O evento reuniu desenvolvedores, programadores e inventores que se dedicaram à elaboração de softwares com soluções para negócios.

No tema porto, concorreram 4 equipes. O projeto vencedor foi o do grupo 4 MINDS, formado por Victor Gonzalez, Diego de Santana Dias e Rafael Veloso. De acordo com o gerente de Planejamento Logístico da SPA, Roberto Paveck Pinheiro, o grupo apresentou a melhor solução para o problema apresentado em relação ao setor portuário.


Termo de privacidade