SPA participa de congresso internacional em Miami
Publicado em 27.nov.2019 - 14:40
A Santos Port Authority (SPA) participou, entre 19 e 21 deste mês, do XXVIII Latin American Congresso of Ports, realizado pela American Association of Port Authorities (AAPA), Aliança de Portos do Canadá, Caribe, América Latina e Estados Unidos.
A participação do Porto de Santos no Congresso marcou o ingresso da SPA em eventos de significativa expressão internacional e estabeleceu um vínculo maior da companhia com diversas instituições expressivas no cenário mundial como a Organização dos Estados Americanos (OEA), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a International Association of Ports and Harbours (IAPH).
Durante a reunião latino americana, Santos foi escolhida como cidade que sediará o evento da AAPA em 2021. O próximo, em 2020, ocorrerá em Cartagena, na Colômbia. O evento em Santos será o maior já realizado pela AAPA latino-americana.
A SPA apresentou-se no Congresso em um estande conjunto com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina. A estrutura permitiu a realização de reuniões, com destaque para a realizada com o diretor internacional do Porto de Roterdã, Rene van der Plas, além de várias consultas informais com interesse no processo de desestatização da autoridade portuária santista.
A assessora para assuntos internacionais da SPA, Raquel Kibrit, que integrou a delegação da SPA, destaca que a oportunidade proporcionou um excelente nível de exposição junto a players globais muito qualificados e de forte poder decisório e também consolidou a liderança de Santos como principal porto latino-americano nesse cenário, inclusive com a formalização da filiação na AAPA.
Também compuseram a delegação da SPA, o gerente de Planejamento Estratégico, Roberto Paveck Pinheiro, Augusto Almudin, assessor da diretoria, e a especialista em Comércio Exterior, Andrea Citron.
O diretor comercial da Brasil Terminal Portuário (BTP), Cláudio Oliveira, que também participou do evento, reconheceu a visibilidade que o Porto de Santos obteve, considerando a presença de 35 países e mais de 430 executivos, com ampla cobertura da mídia especializada.
O Brasil participou de painéis sobre projetos portuários na América Latina, portos de larga escala e de mesa redonda com armadores e terminais portuários. O coordenador geral de Modelagem de Arrendamentos Portuários da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), Disney Barroca Neto, foi eleito segundo vice-presidente da Delegação Latino-americana da AAPA.