Inicio do Menu


Inicio do conteudo

Porto de Santos implanta lavatórios e estações de higienização para trabalhadores portuários

Publicado em 14.abr.2020 - 11:14

Iniciativas integram ações conjuntas da SPA e Sopesp

 

Duas importantes ações para prevenção de contágio pelo novo coronavírus foram implantadas no Porto de Santos, oferecendo mais opções aos trabalhadores portuários para prevenção de contágio pelo novo coronavírus.

Gates com maior trânsito de trabalhadores receberam estações de higienização e as operações no costado de navios passam a contar com estações móveis para higienização durante as operações de carga e descarga de mercadorias.

Gates

Dez lavatórios em aço inox e dispensers para sabão líquido foram instalados nos gates de acesso ao cais público no Porto de Santos. Os equipamentos foram doados pelo Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp), em ação coordenada com a Santos Port Authority (SPA).

“É mais uma opção que permite ao trabalhador portuário se higienizar corretamente sempre que chegar ao trabalho ou após a jornada. Os gates de acesso são pontos estratégicos por onde transitam todos que atuam na faixa de cais”, destacou Régis Prunzel, presidente do Sopesp.

“A iniciativa demonstra mais uma vez a importância da parceria entre os agentes que atuam no Porto de Santos e a SPA. A ação do Sopesp aumenta a prevenção ao contágio ao oferecer mais uma opção de higienização, garantindo, dessa forma, mais tranquilidade aos trabalhadores envolvidos nas operações de navios”, frisou o presidente da SPA, Casemiro Tércio Carvalho.

As dez unidades instaladas, todas já em funcionamento, foram adquiridas pelo Sopesp, que também fez a instalação de oito delas. As demais foram colocadas pela SPA. O equipamento oferece condição bem segura para uso, pois permite o acionamento da torneira com o joelho, evitando o toque das mãos na superfície da estação de lavagem, tornando-se mais um item prioritário para se minimizar os riscos de contágio.

Higienização no costado

Outra iniciativa foi a determinação instituída por meio da Resolução 45/2020, da SPA, para instalação pelos operadores portuários de estações móveis de higienização no costado dos navios durante realização de movimentações de carga e descarga de mercadorias.

O equipamento fica localizado no costado, próximo à escada de acesso ao navio – a escada portaló. Deve ser instalado antes do início da operação e mantido à disposição dos trabalhadores durante todo o período da operação.

As estações contêm dispenser para álcool em gel, distribuidor de papel toalha, lixeira com acionamento por pedal e cartaz informativo sobre a forma correta de higienizar as mãos e sua importância na prevenção à covid-19. A Resolução determinou que os equipamentos, bem como o abastecimento e a reposição dos produtos para higienização, fossem disponibilizados pelos operadores portuários.

A Resolução também estabelece que o Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo) deve fiscalizar e orientar o uso correto pelos trabalhadores das estações de higienização durante as operações no cais público, além de divulgar instruções de práticas de higiene e prevenção ao contágio.

À SPA cabe fiscalizar a presença e operacionalidade das estações e autorizar o início da operação somente após constatação de que a estação se encontra posicionada, operacional e abastecida.

A garantia de medidas como fornecimento de insumos necessários e estrutura adequada à prevenção ao novo coronavírus nas áreas sob responsabilidade de arrendatários também está prevista no documento.

A Resolução considerou a legislação e normativas instituídas sobre o assunto e alerta a todos os usuários do Porto Organizado quanto à adoção das medidas necessárias para garantir o estrito cumprimento das recomendações estipuladas pelos órgãos de saúde para o enfrentamento da emergência de saúde pública, em especial as que tratam de restrições para embarque e desembarque de tripulantes, disponibilização de pontos de higienização, intensificação dos processos de limpeza e fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s).

Desde o início da pandemia no país, a SPA já promoveu diversas ações de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus. Confira abaixo:

• Instalação de pontos de álcool gel em mais de 60 locais no Porto de Santos com abastecimento contínuo;

• Aquisição de produtos alternativos (álcool liquido e lenços higiênicos) para uso na falta de álcool em gel;

• Compra de equipamentos de proteção individual;

• Intensificação no abastecimento de sabão e papel toalha nos sanitários;

• Limpeza e desinfecção contínua com uso de lavadora de alta pressão dos gates de acesso;

• Reinstalação de equipamentos de higienização em má condição ou vandalizados;

• Determinação para que os operadores portuários disponibilizem estação móvel de higienização de mãos no cais, voltada aos trabalhadores portuários;

• Vedação de reuniões, treinamentos, visitas técnicas e atividades não essenciais, dando preferência às teleconferências;

• Realização de reunião de atracação de forma não presencial (via web);

• Dispensa de biometria para acesso aos gates de acesso, com a verificação da permissão por meio da fiscalização do crachá;

• Definição de cais específico para atracação de navio com caso suspeito da covid-19;

• Realização de simulado prático de atendimento à chegada de navio com tripulante suspeito de contaminação;

• Determinação de home office para empregados que estejam em grupo de risco ou sempre que possível;

• Vedação do acesso de pessoas que não trabalham no cais à área primária;

• Criação de grupo multidisciplinar 24h/7d que concentra ações no combate à covid-19;

• Consolidação e atualização do Plano de Contingência do Porto de Santos à luz da emergência epidemiológica;

• Divulgação de panfletos e cartazes em três línguas (Português, Inglês e Mandarim) com informações da covid-19 e medidas de prevenção;

• Capacitação de multiplicadores de informação para atuar junto aos postos de trabalho.

 

Santos Port Authority (SPA) e Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp)


Superintendência de Comunicação Corporativa
Autoridade Portuária de Santos
Santos Port Authority

Av. Conselheiro Rodrigues Alves, s/nº . Macuco . Santos/SP . Brasil
Tel.: +55 (13) 3202-6565
comunicacao.corporativa@brssz.com | www.portodesantos.com.br

Termo de privacidade